Diante da pandemia do novo coronavírus que tem modificado a vida da população, outro velho problema preocupa as autoridades de Saúde: a dengue. Em Linhares, Região Norte do Espírito Santo, nos últimos três meses foram confirmados 1.727 casos da doença, uma média de 19 por dia, segundo a prefeitura.
Entre os meses de janeiro a março de 2020, Linhares teve 2.178 casos notificados de dengue, sendo 1,7 mil confirmados e um óbito. Os bairros com maior incidência de notificações são Interlagos (601), Santa Cruz (346) e Aviso (168).
O dado de casos confirmados chama a atenção, principalmente se comparado com o mesmo período de 2019, quando foram confirmados 483 casos de dengue. Diante do índice, o município já acumula quase quatro vezes mais o número de pessoas com a doença.
Além do alto número de casos confirmados, Linhares já registrou também uma morte provocada pela dengue. De acordo com o diretor da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, os dados deixam as autoridades preocupadas.
Segundo Lubiana, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a dengue não pode ser esquecida pela população. Precisamos sim de nos prevenir contra a Covid-19, mas não podemos descuidar da dengue. Assim como a população deve seguir as recomendações para prevenção da Covid-19, orientamos que também sigam as recomendações em combate à dengue. Apenas 10 minutos de cuidados em sua casa, na semana, é o necessário para se combater o mosquito transmissor da doença, reforça.
A Prefeitura de Linhares informou que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão intensificando as ações de combate ao mosquito em todo o município. O alerta é para que a população redobre os cuidados nas casas, principalmente diante da atual situação.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta