O Espírito Santo entrou em alerta máximo com a chegada das manchas de óleo que já atingiram praias de Estados nordestinos ao município de Nova Viçosa, na Bahia. Isso porque logo após o município está a cidade de Mucuri, que fica no limite com Conceição da Barra, primeira cidade do Litoral Norte do Espírito Santo.
A informação foi passada na manhã desta segunda-feira (4) pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Estado, Diego Libardi, em entrevista à jornalista Patrícia Vallim, da rádio CBN Vitória. O superintendente destacou ainda que, por conta das correntes marítimas na região, as manchas de óleo podem também não atingirem Conceição da Barra e chegarem direto a São Mateus, também no Norte do Estado.
Nesta semana, vão ser realizados novos treinamentos com as comunidades de cidades que podem ser afetadas pela contaminação. Nesta segunda-feira (4), pela manhã, será a vez dos municípios de Aracruz e Fundão, que terão o encontro com os técnicos do Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram).
Na tarde desta segunda, a mobilização acontece na Serra, onde serão capacitados os multiplicadores municipais de Vitória, Vila Velha e Serra. Nesta terça-feira (5), será a vez das equipes da Marinha e do Exército, segundo informou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
Integrantes do Ibama, da Ufes e da Prefeitura de Conceição da Barra fazem vistoria nas fozes de rios do município nesta segunda-feira (4) para estudar como proteger as áreas caso chegue ao local o óleo que atingiu o litoral do Nordeste brasileiro e se desloca na direção sul.
"Vamos receber equipes da Ufes e do Ibama, que vão fazer vistoria na foz dos rios para poder avaliar eventual necessidade de implantar algum tipo de barreira e como seria feito controle em situação específica para cada característica de rio", afirmou o secretário de Meio Ambiente de Conceição da Barra, André Tebaldi, em entrevista no último final de semana.
Também há uma preocupação com o eventual impacto do óleo em manguezais, conforme relatórios de autoridades federais que passaram o fim de semana debatendo como amenizar impactos ambientais. Entre as atividades desenvolvidos no sábado e no domingo, o "alinhamento de informações para as vistorias de manguezal" nesta segunda.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta