Quando se trata do calor, Colatina sempre vira assunto. O município é famoso pelas altas temperaturas e já até ganhou o apelido de Calortina. Mas qual o motivo de ser tão quente na cidade do Noroeste do Estado?
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a explicação está na geografia de Colatina e no principal símbolo da cidade, o Rio Doce.
A cidade de Colatina fica em um vale. De acordo com o Incaper, em dias mais quentes, ocorre a evaporação do leito do rio, que corta o município, e esse vapor fica concentrado na região. Isso aumenta a sensação de abafamento e o aquecimento no município.
Durante esta semana, de acordo com dados do Instituto Climatempo, as temperaturas na cidade ultrapassaram os 36°C, e a sensação térmica passou dos 40°C. A sensação considera, além da temperatura medida, a umidade do ar e a velocidade do vento, entre outros fatores.
Nas ruas de Colatina, o clima também vira assunto para os moradores que reclamam das altas temperaturas.
A dona de casa, Raquel dos Santos, conta que o calor na cidade é tão forte que até prejudica algumas atividades comuns. Desanima até sair de casa, está muito quente em Colatina.
Mas se tem gente que reclama, o calor é motivo de comemoração para os lojistas, que aproveitam essa época do ano para lucrar com a venda de produtos que prometem amenizar o clima quente.
O gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos da cidade, Jeferson da Rocha Ferreira, explica que durante o verão as vendas de ar-condicionado aumentam 50% e nos dias mais quentes chegam a ser vendidos mais de 100 ventiladores.
Esse tipo de produto garante um percentual importante das nossas vendas nos primeiros meses do ano, nós aproveitamos o clima quente da reunião e reforçamos nossos estoques, contou o gerente.
De acordo com dados do Climatempo, o calor deve continuar em Colatina, a previsão para está quinta-feira(16) é a máxima de 35°C.
*Com informações de Gabriela Fardin, da TV Gazeta Noroeste
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta