O monitoramento nas praias do Espírito Santo identificou vestígios de óleo em Guriri, São Mateus, nesta quinta (7) e sexta-feira (8), mas os fragmentos encontrados são menores que uma moeda de R$ 1 e não chegam a 100 gramas. Como a quantidade é pequena, o impacto ao ambiente também é reduzido e a praia continua liberada aos banhistas, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O material é o mesmo do que se alastrou pelo litoral nordestino.
A informação é superintendente do órgão no Estado, Diego Libardi, ressaltando que, embora seja possível frequentar as praias, ninguém deve tocar em fragmentos de óleo caso sejam encontrados pela orla.
Libardi destaca que o monitoramento nas praias permanece minucioso, medida que contribuiu para a localização do óleo em Guriri. "Não tem mancha de óleo evidente. Para encontrar esses fragmentos, as equipes fazem uma caminhada a pé. Nesta sexta (8), a quantidade encontrada já evidenciou uma ligeira diminuição."
Para o caso de identificar novos pontos com vestígios de óleo, o superintendente do Ibama-ES diz que serão acionadas as equipes de limpeza. No primeiro momento, dos próprios municípios e também das Forças Armadas. Em São Mateus, ele diz, há 100 homens já capacitados para lidar com a situação.
Questionado sobre o fato de os vestígios terem sido encontrados primeiro em São Mateus e não em Conceição da Barra, que faz divisa com a Bahia, Libardi explica que há uma série de fatores que contribuem para o avanço do óleo, como clima, correntes marítimas e ventos. "Há uma disposição desse material seguir correndo em direção ao Sul do país, mas não quer dizer que algum fragmento não possa se soltar e ser encontrado em praias que, a princípio, não foram atingidas. Por isso, o monitoramento é permanente", finaliza.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta