O empresário e fundador do Grupo Coimex, Otacílio Coser, morreu nesta terça-feira (05) em São Paulo, em decorrência de diversos problemas de saúde. Ele estava internado, desde setembro, no Hospital Sírio Libanês.
Um dos maiores empreendedores do Estado com atuação no comércio exterior, no ramo do café, infraestrutura e mercado imobiliário, Coser tinha 92 anos. De acordo com a família, ele enfrentava problemas de saúde há algum tempo e esteve internado em hospitais de Vitória e São Paulo nos últimos meses.
"Ele ficou internado por alguns meses aqui em Vitória, chegou a colocar marca-passo no coração aqui e foi para casa. Depois de um tempo em casa, ele teve que voltar para o hospital porque estava muito debilitado e muito dependente de oxigênio. Teve uma trombose também. Quando o quadro dele piorou, em setembro, ele foi levado de avião direto para a UTI do Sírio Libanes. Lá ele chegou a ter uma melhora, chegou a ir para o semi-intensivo, mas na semana passada voltou para UTI. No último final de semana teve um problema no rim, o que tornou-se um complicador, e colocaram nele um cateter para hemodiálise", contou a sobrinha, Marcila Coser.
Apesar dos vários problemas de saúde, Marcilia diz que o tio manteve-se lúcido até o fim e deixou uma vida de aprendizado para a família.
"Quarta-feira passada ele estava dentro da UTI conversando com a gente pelo celular, ele esteve lúcido até o fim. As coisas foram complicando em decorrência da idade mesmo. Ficam as melhores lembranças possíveis. Ele sempre foi um exemplo a ser seguido, nunca desistiu de nada. Um empreendedor, tinha uma estrela. A vida dele é só de aprendizado para nós. Ele foi quem deu o primeiro passo para família ser alguma coisa. Foia brindo portas", contou.
O corpo do empresário capixaba será velado em São Paulo, no salão nobre do Memorial Ossel, a partir das 10 horas desta quarta-feira (06). A cerimônia de cremação acontece no mesmo local, também nesta quarta-feira, às 17 horas.
Com quase 70 anos de história, o Grupo Coimex é conhecido pela diversidade dos negócios, com empresas presentes em vários setores da economia nacional. O grupo teve origem no segmento de importação, mas atua de forma expressiva também em logística, negócios portuários, infraestrutura e energia, e no segmento imobiliário.
Entre as empresas do grupo estão: Cisa Trading; Tegma Gestão Logística; Companhia Portuária Vila Velha (CPVV), Coimex Capital, Coimex Consórcios, Companhia Energética de Petrolina e Rodosol.
Natural de Itaguaçu, no Sul do Espírito Santo, Otacílio iniciou sua vida profissional em 1949, quando comprou uma corretora de café. Já nos anos 1960 começou o processo de diversificação do negócio, com a criação da Vitoriawagem, maior concessionária de veículos do Espírito Santo. Na década seguinte o, hoje, grupo Coimex, entrou no setor de importação.
A diversificação do grupo continuou nos anos seguintes. Na década de 1980 novas empresas passam a integrar o grupo nos segmentos agrícolas (Almasa), automotivo (Honda) e de armazenagem (Coimex Armazéns gerais). Nos anos 1990, com o crescimento das importações, o grupo passa a investir em infra estrutura portuária (CPVV) e retro portuária, e surgem a Cisa Trading, a Tegma Gestão Logística e o ingresso do grupo no setor de concessão de rodovias (Rodosol e Eco 101).
Já nos anos 2000, é a vez de expandir os negócios para os segmentos de energia, incorporação imobiliária e logística. Por fim, focada na responsabilidade social, o Grupo Coimex criou em 2010, a Fundação Otacílio Coser, que atua com crianças de comunidades do Espírito Santo e de São Paulo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta