Uma ação conjunta da Prefeitura de Cariacica e da Polícia Civil fechou estabelecimentos que comercializavam irregularmente materiais reciclados no município da Grande Vitória. A Operação Metais Pesados foi deflagrada na última segunda-feira (17) e os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (19). Dos sete locais fiscalizados, quatro apresentaram irregularidades e um foi fechado pela equipe municipal. Duas pessoas foram autuadas em flagrante pelo crime de receptação, mas já estão em liberdade após pagarem fiança.
As investigações apontaram que os detidos faziam parte de um esquema de receptação de materiais roubados de vias públicas, como cabeamentos de postes e semáforos, além de áreas privadas. Os materiais foram encontrados em "ferros-velhos" localizados nos bairros Campo Grande, Maracanã, Porto de Santana, Santana, Rio Marinho e ainda Jardim América. Ao todo, mais de 1,5 tonelada de materiais recicláveis roubados foram apreendidos na operação.
Segundo o delegado Henrique Vidigal, titular do 17º Distrito Policial, nestes locais a prática de receptação era intensa, especialmente nos finais de semana.
"Estes estabelecimentos passam o fim de semana, sexta de dia e madrugada, sábado e domingo também, adquirindo estes materiais e funcionando durante 24 horas. Eles agiam desta forma porque a fiscalização nestes horários é menor, e atendiam especialmente moradores de rua que acabam vendendo estes materiais de origem duvidosa. Escolhemos agir na segunda-feira pela manhã porque eles não teriam tempo hábil para se livrarem e repassarem os produtos. Assim conseguiríamos prendê-los em flagrante. Não adianta querer se esquivar da lei e da fiscalização", pontuou Vidigal.
Ainda de acordo com o delegado, a atividade-fim destes estabelecimentos é a compra dos materiais, desde que identifiquem quem são os vendedores, cadastrem as pessoas, além de darem entrada dos produtos no estoque para não serem enquadrados no crime de receptação e ainda sonegação fiscal.
Embora deflagrada há dois dias, as investigações para identificar os estabelecimentos e pessoas que faziam a receptação dos materiais furtados começou no começo de 2020. A operação da última segunda-feira foi pontual e para configurar o flagrante. Outras já foram realizadas e novas investidas devem ocorrer.
Até o momento, mais de quatro toneladas de produtos diversos, inclusive pedaços de guard rail (defensa metálica que margeia estradas) e 10 quilômetros de trilhos de trem, já foram apreendidas em Cariacica, em 12 estabelecimentos do ramo. Oito pessoas já foram conduzidas para a delegacia, sendo que cinco acabaram autuadas em flagrante por receptação. Todos já foram liberados.
O prefeito Euclerio Sampaio destacou que estas ações criminosas causam prejuízos à cidade e também aos cofres públicos, visto a necessidade de reposição dos materias subtraídos.
"O prejuízo que eles causam à sociedade e ao poder público é muito grande. Já temos a informação de que alguns ferros-velhos estão se especializando nesta prática e chegam a pagar antecipadamente moradores de rua para realizarem os furtos. Nosso município, juntamente com as polícias Civil, Militar e Bombeiros, não vai tolerar este tipo de atitude. As operações serão pontuais e estamos atentos às pessoas que participam destas ações", disse Sampaio.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta