Policiais civis, militares e penais realizaram, nesta quarta-feira (18), a Operação Forseti, uma megaoperação que resultou na prisão de 14 pessoas em Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo. Entre os presos, está um suspeito conhecido como "Ben 10" – nome de um desenho animado infantil onde o personagem central é um garoto chamado Ben, que se transforma em várias criaturas.
Durante a ação, foram apreendidas drogas, uma arma e quase R$ 10 mil em dinheiro vivo. A Gazeta apurou que a operação, autorizada pela Justiça, mira lideranças atuantes no tráfico de drogas no município.
Fontes das corporações envolvidas na operação informaram que, ao todo, 14 pessoas foram presas. Destas, 13 serão encaminhadas ao sistema prisional, enquanto uma foi liberada após pagar fiança arbitrada pelo delegado. As prisões ocorreram em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça ou por flagrante delito. Lista dos quatorze presos, divulgadas pela Polícia Civil:
Segundo a Polícia Civil, a prisão em flagrante de Mario Silva Ribeiro decorreu da apreensão de:
A Polícia Civil informou que, com Henrique Rodrigues Lima, foram apreendidos:
Com Wezali Vieira de Araújo, segundo os investigadores, foram apreendidos:
Segundo a Polícia Civil, com Guilherme da Silva Gomes Nogueira, foram apreendidos:
Com Leonardo Silva Hacbart e Eloisa Dias Costas, segundo a Polícia Civil, foram apreendidos:
O advogado Arthur Borges Sampaio, que faz a defesa de Leonardo Silva Hacbart e Eloisa Dias Costa, destacou, em nota, que ambos estão amparados pelo princípio constitucional da presunção de inocência. Ele criticou o que chamou de "pirotecnia em praça pública" por parte das forças de segurança, comparando a operação a "fogos de artifício" destinados a atrair atenção da imprensa e da sociedade. Segundo ele, a inocência dos clientes será comprovada ao longo do processo.
Após a audiência de custódia, ocorrida nesta sexta-feira (20), Eloísa teve a liberdade provisória concedida. Os demais tiveram a prisão preventiva decretada.
A reportagem de A Gazeta tenta localizar a defesa dos demais citados. O espaço segue aberto para manifestações.
Forseti, na mitologia nórdica, significa Deus da justiça. O nome inspirou e batizou a operação, segundo fontes consultadas pela reportagem de A Gazeta.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta