Zaya, um pastor belga de Malinois, de 2 anos e 11 meses, se destacou durante a Operação Nexum, realizada pela Polícia Federal na terça-feira (19), ao encontrar um aparelho celular na casa de um dos presos. Ela é parte do Grupamento de Operações com Cães (GOC), da Divisão de Operações Táticas (DOT) da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e a única da tropa de cães a ser treinada para detecção de dispositivos eletrônicos.
O canil da Polícia Penal, instalado na sede da DOT, foi fundado em 2013 como uma ferramenta a mais na prevenção ao tráfico de entorpecentes. Atualmente, 12 cães utilizados como animais de faro para entorpecentes. De acordo com a coordenadora do Grupamento de Operações com Cães, Cintya Salomão Rosetti Barbosa, além dessa função, Zaya também fareja armas, munições e dispositivos eletrônicos (celular).
A necessidade de ampliar a parte técnica dos cães e evoluir o canil da Polícia Penal surgiu com a Operação Mute, ação nacional de iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), para eliminar a comunicação ilegal nos presídios do País.
Durante a operação, servidores da Diretoria de Operação Tática e do Grupamento de Operações com Cães da Polícia Penal do Espírito Santo atuam com ações de revistas nas celas para localizar materiais ilícitos.
O objetivo agora é capacitar mais profissionais como condutores de cães para atuar em operações de detecção de substâncias ilícitas, como drogas, armas e objetos eletrônicos.
“O nosso papel aqui é consubstanciar o trabalho da DOT com o cão de detecção. Por isso, iniciamos o I Curso de Condutores de Cães Policiais (CCCP), que irá habilitar mais policiais penais para atuarem em operações prisionais com cães e demais missões atribuídas ao Grupo de Operações”, esclareceu Cintya Rosetti.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta