> >
Capivaras e gato morrem atropelados em Vila Velha: 'Foi intencional', diz delegado

Capivaras e gato morrem atropelados em Vila Velha: 'Foi intencional', diz delegado

Carro que aparece nas imagens e o proprietário do automóvel são mencionados em um boletim de ocorrência de tentativa de homicídio, segundo delegado que investiga o caso

Felipe Sena

Repórter / fsena@redegazeta.com.br

Publicado em 10 de abril de 2025 às 13:36

Vídeos enviados à reportagem de A Gazeta mostram animais mortos e uma câmera de segurança que teria flagrado um motorista que persegue as capivaras em Morada da Praia, Vila Velha.

Três capivaras e um gato foram encontrados mortos na madrugada de quarta-feira (9), em Morada do Sol, Vila Velha. Inicialmente, moradores da região acreditaram que se tratava de envenenamento. No entanto, uma câmera de videomonitoramento flagrou o momento em que os animais são atingidos por um carro, nas proximidades da lagoa do bairro. A Polícia Civil acredita que o condutor do veículo tenha agido intencionalmente. Veja o vídeo acima

Inicialmente, ao ser acionada sobre os animais mortos próximo à lagoa no bairro Morada do Sol, Vila Velha, a Polícia Militar disse que o solicitante informou que havia a suspeita de que a causa da morte fosse envenenamento ou disparo de arma de fogo. No local, policiais militares ambientais entraram em contato com os moradores da região que confirmaram o óbito dos animais, mas não sabiam a verdadeira causa da morte.

Posteriormente, a Polícia Civil teve acesso às imagens de videomonitoramento, confirmando o atropelamento. O titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), delegado Marcelo Nolasco, afirmou que as imagens mostram o motorista agindo deliberadamente, direcionando o veículo para onde estavam os animais.  

O vídeo é claro e não deixa dúvidas. Ele visualiza a capivara, desvia a rota do veículo, a acerta, e sai atingido as demais. Então é nítido: foi intencional. Ele contorna a rua e depois volta atropelando os animais

Delegado Marcelo Nolasco

Titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)

Ainda conforme Marcelo Nolasco, a Polícia Civil já identificou o motorista do carro. "O cerco eletrônico de Vila Velha possibilitou identificar o dono do carro e nós já fizemos diligências atrás dele. Ele se evadiu e nós não o localizamos. Ele, provavelmente, fugiu do período flagrancial (flagrante), mas será intimado, ouvido e responderá por cada um desses crimes", explicou o delegado. 

Segundo o titular da DPMA, caso tenha agido intencionalmente, o condutor do veículo terá cometido crime de maus-tratos com resultado morte contra animais silvestres e contra um felino doméstico. O delegado Marcelo Nolasco explicou que a pena máxima é de cinco anos de prisão, e, como houve morte, a pena pode ser acrescida em um terço.

O nome do condutor não foi divulgado, mas, segundo o delegado, a Polícia Civil encontrou o registro de um boletim de ocorrência indicando que o motorista – proprietário do veículo – usando o mesmo carro, estaria envolvido em uma tentativa de homicídio.

Polícia e prefeitura de Vila Velha foram acionadas após morte das capivaras
Polícia e prefeitura de Vila Velha foram acionadas após morte das capivaras Crédito: Leitor | A Gazeta

A Prefeitura de Vila Velha informou, por meio do Bem-estar Animal, que recebeu chamado via ouvidoria sobre o ocorrido ainda na madrugada da quarta-feira (9). "Os agentes da Secretaria de Meio Ambiente e da Guarda Municipal estiveram no local e verificaram os corpos de três capivaras e um gato na extensão da via. Foi registrado o BU e agora o caso segue para investigação com a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA)", disse a administração municipal.

A reportagem de A Gazeta também procurou o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para comentar sobre o ocorrido, já que envolve animais silvestres, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais