Durante a madrugada desta quarta-feira (8), uma carreta andou pela BR 101 com um excesso de peso que chama atenção: eram 36 toneladas além da capacidade máxima permitida. A infração — que colocou em risco inúmeras pessoas ao longo do trajeto — foi constatada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no município da Serra.
O veículo foi abordado por volta das 3h30 na altura do km 251, onde está instalado um posto de fiscalização com uma balança de pesagem da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A carreta estava carregada com dois grandes blocos de rocha ornamental, um em cada semirreboque.
Além da carga excessiva, que estava sendo levada para o município da Serra, a carreta apresentou 15.880 kg a mais na capacidade máxima de tração — que aponta o peso máximo que o veículo consegue tracionar. A PRF autuou o motorista por transitar com o veículo com excesso no peso bruto total, e reteve o veículo para realizar o transbordo do excesso de peso verificado.
Após dirigir cerca de 600 km partindo de Gouveia (MG) até a Serra (ES), o condutor assinou um termo circunstanciado, se comprometendo a comparecer perante à Justiça, devido "à conduta típica do Artigo 132 do Código Penal Brasileiro", que trata de expor a vida ou a saúde de terceiros a perigo direto e iminente.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta