Uma equipe da Guarda Municipal de Vitória encontrou um dispositivo que copia dados de cartões na boca de um caixa eletrônico em uma agência bancária localizada na Praia do Canto, na manhã deste domingo (3). O 'chupa-cabra', como é conhecido, foi identificado pela equipe e retirado imediatamente.
Segundo o inspetor Albert, foi feita uma denúncia anônima sobre um suspeito que estava instalando o dispositivo. "Fomos acionados para esse atendimento, pois um cliente do banco entrou em contato pelo 190 informando que um indivíduo, sem uniforme e identificação, instalou um dispositivo no acesso do caixa eletrônico. Quando chegamos, porém, este suspeito não estava mais no local", contou.
"Entregamos o material na delegacia para que, posteriormente, seja apurado pelas autoridades competentes quem é o autor e se isso já vinha sendo realizado anteriormente", finalizou.
A reportagem demandou a Caixa Econômica Federal caso queira se manifestar sobre o episódio. O texto será atualizado quando houver retorno.
Procurada pela reportagem, a Caixa, em nota, ressaltou que realiza monitoramento constante para evitar ações do tipo nas agências bancárias. Confira abaixo o posicionamento do banco.
A CAIXA informa que monitora ininterruptamente suas salas de autoatendimento e, quando identificada ação criminosa em seus equipamentos, as medidas cabíveis são adotadas, inclusive com atuação conjunta com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública, objetivando o combate a fraudes e golpes.
Todas as informações sobre eventos criminosos em suas unidades são consideradas sigilosas e repassadas exclusivamente às autoridades competentes. Como parte da atuação na prevenção dessas ocorrências, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimento a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, sítio eletrônico e redes sociais.
O banco orienta os seus clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da CAIXA devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 104 0104 para que sejam tomadas as providências, como o bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão.
Os clientes não devem fornecer suas senhas ou outros dados de acesso a terceiros, ou em sites, ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.
Cuidados a serem observados:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta