> >
Confronto termina com morte, prisão e toque de recolher em Vila Velha

Confronto termina com morte, prisão e toque de recolher em Vila Velha

Situação aconteceu na noite de quarta-feira (2), depois que os policiais viram os dois suspeitos com armas; houve troca de tiros e prisão

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 09:36

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Munições, arma e materiais apreendidos durante operação no Morro da Boa Vista
Munições, arma e materiais apreendidos durante operação no Morro da Boa Vista. (Reprodução | Polícia Militar)

Um confronto entre policiais militares e suspeitos terminou com a morte de um adolescente de 15 anos e a prisão de um jovem de 25 anos no Morro da Boa Vista, no bairro São Torquato, em Vila Velha. A Polícia Militar informou que o conflito aconteceu na noite de quarta-feira (2), depois que policiais vira uma dupla com armas. A corporação afirma que os indivíduos dispararam contra os militares, que revidaram. A comunidade é conhecida por sofrer com atuação do tráfico de drogas. Comércios e escolas tiveram o funcionamento afetados nesta quinta-feira (3) por conta da tensão.

Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, os agentes estavam em patrulhamento na região na noite de quarta-feira (2) quando viram dois indivíduos com armas de fogo. Eles estavam em um local conhecido como "Jamaica". Ao notar a presença dos policiais, um dos suspeitos teria apontado a arma para os militares e começado a atirar. Foi neste momento que, segundo a PM, começou a troca de tiros na região.

Policiais solicitaram apoio durante o confronto e encontraram, em uma das ruas a região, um adolescente de 15 anos caído no chão. Ao ver a chegada da PM, ele disse que "perdeu" – como uma espécie de rendição após iniciar o confronto. Perto dele havia uma pistola com numeração raspada, além de carregador e munições.

Consta no boletim que ele foi encontrado vivo e com sinais vitais. A reportagem apurou nesta quinta-feira (3), no entanto, que o adolescente morreu após o confronto. O adolescente foi identificado como Atila Costa das Graças.

Atila Costa das Graças, adolescente de 15 anos que morreu em confronto no Morro da Boa Vista
Atila Costa das Graças, adolescente de 15 anos que morreu em confronto no Morro da Boa Vista. (Reprodução| Redes sociais)

O boletim informa que outros indivíduos foram vistos com sacolas e rádios nas mãos. A polícia realizou um cerco e abordou um homem conhecido por ser o "frente" – termo usado para denominar liderança - do Morro da Boa Vista. O jovem de 25 anos ainda tentou correr e deu socos e chutes para evitar a abordagem da PM, mas acabou detido, segundo a corporação.

Procurada, a Polícia Civil informou que a ocorrência foi entregue na Delegacia Regional de Vila Velha, e disse que o suspeito de 25 anos assinou um termo circunstanciado (TC) por resistência à ação policial e foi liberado após assumir o compromisso de comparecer em juízo. Segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o jovem tem registros de entradas no sistema prisional desde março de 2021 por homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi solto por meio de alvará expedido pela Justiça em fevereiro de 2024.

A arma apreendida será encaminhada para o Departamento de Balística Forense, da Polícia Científica (PCIES), juntamente com as munições e carregadores. As drogas apreendidas serão encaminhadas para o Laboratório de Química Forense, da Polícia Científica (PCIES), para serem analisadas e, posteriormente, incineradas.

O corpo do adolescente de 15 anos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, em Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. O caso seguirá sob investigação do Serviço de Investigações Especiais (SIE) do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), que investiga ocorrências de confronto com agentes de segurança do Estado.

Manhã com toque de recolher e saída de estudantes de escola

A quinta-feira (3) amanheceu com toque de recolher nas ruas e ao menos uma escola fechada no bairro São Torquato horas após o confronto. Conforme apurado pela repórter Priciele Venturini, da TV Gazeta, responsáveis por estudantes foram até a Unidade Municipal de Educação Infantil Juvacy Frechiani buscar as crianças. Estudantes foram vistos saindo da unidade acompanhados dos pais. A TV Gazeta apurou que, apesar do confronto, os ônibus estão circulando na região e há alguns poucos comércios abertos.

A Polícia Militar informou nesta quinta (3) que reforçou o policiamento na região, com apoio de militares da 17ª Companhia Independente. Apesar de estudantes terem sido vistos saindo da escola, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da assessoria de comunicação, informou que as escolas municipais da região e a Unidade de Saúde de São Torquato estão funcionando normalmente. A Guarda Municipal de Vila Velha está dando o apoio necessário, segundo a prefeitura.

Região é conhecida por atuação do tráfico

O boletim de ocorrência da Polícia Militar informa que moradores relatam a presença constante de indivíduos nas ruas ostentando armas de fogo e fazendo uma espécie de "patrulhamento". Com medo, os populares preferem não se identificar.

PM faz patrulhamento um dia após confronto que baleou adolescente no Morro da Boa Vista
PM faz patrulhamento um dia após confronto que baleou adolescente no Morro da Boa Vista. (Priciele Venturini)

O boletim de ocorrência detalha que o Morro da Boa Vista é controlado pela facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV), que atua também no Bairro da Penha.

Errata Atualização
3 de outubro de 2024 às 11:14

Após publicação desta matéria, o nome do jovem de 25 anos detido durante a ação da PM no Morro da Boa Vista, em Vila Velha, foi retirado do texto porque a Polícia Civil informou que ele foi liberado após assinar Termo Circunstanciado (TC) da Delegacia Regional do município.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais