É falsa a informação de que um menino teria sido abordado por ocupantes de um carro no bairro Jardim Camburi, em Vitória, e escapado de um sequestro após pedir ajuda em um restaurante. As imagens que – supostamente – seriam desse crime circularam em grupos de mensagens e nas redes sociais nesta segunda-feira (19). A Polícia Civil, no entanto, desmentiu o boato.
Em um comunicado oficial, a Delegacia de Jardim Camburi informou que o caso não procede. "Os policiais civis, junto à equipe de inteligência da Guarda Municipal de Vitória, fizeram diligências e identificaram o proprietário do veículo, que já foi ouvido e esclareceu os fatos", diz a nota.
A Polícia Civil ainda faz um alerta. "Infelizmente, notícias falsas se disseminam rapidamente nas redes sociais. A orientação é sempre verificar a veracidade da informação com as autoridades competentes antes de publicar ou compartilhar. Fake news pode gerar pânico na sociedade", ressaltou.
As imagens mostravam uma criança, com uniforme escolar, passando pela Rua Antiocho Carneiro de Mendonça, por volta das 12h. O menino estava na calçada, quando um veículo preto reduziu a velocidade, e o homem que estava no carona parecia dizer algo. O carro estava na contramão e fez o retorno depois que o garoto percebeu a abordagem e entrou no restaurante.
Poucos segundos depois, um funcionário do estabelecimento aparece no vídeo. A criança e ele saem do local depois que o automóvel foi embora.
Quem receber ou se deparar com algum conteúdo que considerar duvidoso na internet pode encaminhá-lo para as redes sociais ou para o WhatsApp de A Gazeta como sugestão de verificação.
O número do telefone é: (27) 9 8135-8261.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta