Duas pessoas foram presas em flagrante no Espírito Santo durante a Operação Terabyte, ação nacional da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (25) para identificar e prender criminosos em todo o país que agem, principalmente na internet, com o intuito de armazenar e compartilhar material de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Segundo a corporação, além das prisões, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Estado, em Colatina e Domingos Martins.
Não foram dados detalhes sobre quem seriam os presos em flagrante. Segundo a Polícia Federal, foram cumpridos, simultaneamente, 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação, com apoio da Polícia Civil. O foco é a identificação e prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.
Mais de 750 policiais participaram da ação. Além disso, a Polícia Federal contou com o apoio da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, o setor de capturas da Polícia Federal cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais que estavam pendentes de cumprimento, demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.
O nome da operação – Terabyte – foi escolhido porque "terabyte" é o nome dado à unidade de armazenamento de dados cibernéticos, que equivale a mil gigabytes. Ou seja, a operação objetiva investigar suspeitos que possuem ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.
A corporação ainda alertou pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar os filhos no mundo virtual e físico. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta