A Polícia Civil e a EDP realizaram uma operação de combate ao furto de energia elétrica, o popular "gato", em dois quiosques da Praia de Camburi, em Vitória, na noite de terça-feira (19). Nos estabelecimentos, que não tiveram os nomes divulgados, foram encontradas ligações diretas na rede elétrica, caracterizando furto de energia.
Com a irregularidade, a energia consumida nos estabelecimentos não estava sendo devidamente paga. Segundo a EDP, os bares são utilizados como espaço de aluguéis para festas e ficam na altura do bairro Jardim Camburi.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa".
Além do processo criminal, os responsáveis pelos quiosques irão arcar, conforme a regra da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
A EDP destaca que essa prática ainda representa riscos significativos para a segurança da população e para o sistema elétrico e reforça que combate rigorosamente esse crime. Casos de irregularidade podem ser denunciados anonimamente pelo site da concessionária de energia ou pelo telefone 0800 721 0707.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta