Estagiário / vantunes@redegazeta.com.br
Publicado em 24 de abril de 2025 às 11:59
- Atualizado há 12 dias
Uma operação conjunta resgatou um cachorro da raça Golden Retriever em condições de maus-tratos que estava sob a tutela de uma mulher de 59 anos. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no bairro Itapuã, em Vila Velha. No local, além do Golden foram encontrados outros dois cachorros, que não estavam nas mesmas condições. Junto aos animais e à sujeira estava a mãe da tutora dos cachorros, uma idosa de 84 anos. A mulher foi conduzida à Delegacia Regional de Vila Velha.
A operação foi conduzida pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), com apoio da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) e da Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha. No local foi atestado que o apartamento apresentava condição insalubre, resultado de fezes e urina proveniente dos animais.
Segundo o delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), “o ambiente encontrava-se sujo, em condições insalubres. Além disso, constatou-se que o animal estava submetido a regime de confinamento inadequado, considerando as necessidades específicas da raça e porte, que requerem locomoção constante. Tal situação agravava o estresse ao qual o animal era submetido".
A fiscalização da Prefeitura de Vila Velha (PMVV) já havia realizado diligências anteriores no mesmo local, tendo inclusive notificado a conduzida. Entretanto, nenhuma providência foi tomada por ela até o presente momento. Já a idosa foi encaminhada aos cuidados de sua neta, para que deixasse o local.
A Polícia Civil informou na tarde desta quinta-feira que a mulher de 59 anos, conduzida à Delegacia Regional de Vila Velha, foi autuada em flagrante por praticar maus-tratos contra animais. "Após os procedimentos de praxe, ela será encaminhada ao sistema prisional", frisou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta