Quatro pessoas de São Paulo foram presas na última terça-feira (28) suspeitas de cometerem estelionatos em Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo, e em outros municípios da região. Segundo a Polícia Civil, duas mulheres de 36 e 38 anos e dois homens de 37 e 29 são suspeitos de furtar valores de moradores de vários municípios, mediante um falso cadastro em um clube de descontos.
Segundo a Polícia Civil, uma das vítimas, uma mulher de 59 anos, afirmou que foi abordada por três dos presos perto de um supermercado. Ela disse que eles ofereceram um cadastro gratuito em um clube de vantagens, por meio do qual ela teria descontos na área da saúde, supermercados e outros estabelecimentos.
Para isso, a vítima precisava passar o cartão de crédito em uma maquininha dos suspeitos, com a promessa de que não haveria qualquer cobrança e que seria necessário passar o cartão apenas para concluir o cadastro. Entretanto, a mulher observou que houve uma cobrança de R$ 1.438,80, viu que o cadastro era falso e acionou a Polícia Militar.
Durante o atendimento, os militares foram abordados por outra vítima, de 54 anos, que também contou ter sido abordada da mesma forma e, ao passar o cartão de crédito, teve o mesmo valor debitado.
Durante uma ação conjunta da Polícia Militar, por meio da 10ª Companhia Independente, e da Polícia Civil, trêss suspeitos foram encontrados perto de uma escola. Aos militares, eles alegaram que estavam na cidade desde a última sexta-feira (24) e que vendiam cursos e descontos em exames médicos e odontológicos.
O trio foi levado para a Delegacia de Piúma, e, segundo a Polícia Civil, um levantamento indicou que os suspeitos são especialistas neste tipo de golpe, viajando em diversas cidades para cometer o crime. O discurso, informou a corporação, é sempre o mesmo e os criminosos fogem antes de serem identificados. Ainda conforme a apuração, eles lesaram moradores de diversos municípios do sul capixaba e no Estado de São Paulo.
Na tarde desta quarta-feira (29), a PC informou que, em desdobramento da ocorrência, policiais civis da Delegacia de Piúma se deslocaram até a residência alugada pelos suspeitos ainda na terça-feira (28) e prenderam uma quarta pessoa, um homem de 29 anos.
Os quatro envolvidos foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato e encaminhados ao sistema prisional. A Polícia Civil também representou pela prisão preventiva dos autuados. A orientação é que vítimas deste tipo de golpe registrem o Boletim de Ocorrência, podendo se dirigir a qualquer delegacia, para que os fatos sejam apurados.
Após a publicação da reportagem, o número de detidos pela polícia foi alterado de três para quatro pessoas. Título e textos foram modificados com a informação atualizada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta