Acorrentado ao portão e preso para o lado de fora da casa: assim foi encontrado um cachorro em uma calçada do bairro Nova Ponta da Fruta, em Vila Velha. O animal estava neste estado, pelo menos, desde a manhã desta segunda-feira (17). Por volta das 16h, após denúncias de moradores, o dono foi detido por maus-tratos.
Sem qualquer tipo de abrigo, o cão ficava sujeito às condições climáticas, fossem elas calor intenso ou chuva. Além de não possuir espaço ideal para se alimentar ou fazer as necessidades fisiológicas de maneira adequada. A justificativa apresentada pelo dono, de 61 anos, era de que o animal era muito agressivo.
Entretanto, equipes da Guarda Municipal e da Coordenação de Bem-estar Animal que estiveram no local não constataram qualquer traço violento por parte do cachorro, chamado Beethoven. Pelo contrário, imagens feitas pela assessoria da prefeitura mostram ele recebendo carinho e deitado, calmo, na calçada.
Quando questionado pelos agentes, o tutor afirmou que o cão havia sido deixado no terreno por um pastor que não relatou a suposta ferocidade. Porém, em nenhum momento deu o nome ou um meio de contato do religioso. Segundo moradores, o animal já vivia com o homem há aproximadamente quatro anos.
Ao ser informado de que seria detido, o dono disse que buscaria os documentos dentro de casa. Nesse momento, ele tentou trancar o portão e sacar um canivete. Antes, ele ainda teria tentado agredir uma agente com um pedaço de pau. Pelas tentativas de agressão, ele foi levado algemado para a Delegacia Regional de Vila Velha.
Em nota enviada a reportagem de A Gazeta na manhã desta terça-feira (18), a Polícia Civil informou que o homem, de 61 anos, foi autuado por maus tratos aos animais e resistência. A Polícia Civil não informou o nome do detido.
"Em depoimento, o suspeito reforçou as afirmações que fez aos agentes da Guarda Municipal e alegou que não agrediu os agentes. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana, onde passará por audiência de custódia", diz a nota da PC
Solta no quintal, também foi encontrada uma cadela de pequeno porte. Por não haver quem pudesse ficar com ela, a cachorra foi resgatada e levada para o Rancho Bela Vista, onde será tratada, vacinada e encaminhada para adoção. O Beethoven ficará sob a responsabilidade de um rapaz que trabalhava para o homem detido.
Se você presenciar algum caso de maus-tratos a animais em Vila Velha, a orientação é entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 162 ou pela ouvidoria, disponível no aplicativo Ouve Vila Velha, disponível para os sistemas Android e iOS.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta