> >
Homem é preso por estupro após agarrar funcionária de operadora em Vitória

Homem é preso por estupro após agarrar funcionária de operadora em Vitória

Vítima enviou um áudio para um colega de trabalho, que foi até a casa do suspeito e conseguiu impedi-lo. Dentro da residência, o suspeito tentou beijar a mulher à força

Publicado em 31 de outubro de 2023 às 17:51- Atualizado há 9 meses

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura

Uma mulher de 26 anos, que trabalha como vendedora de planos de uma operadora de telefonia e internet, denunciou ter sofrido uma tentativa de estupro na tarde dessa segunda-feira (30), no bairro São Cristóvão, em Vitória. Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Guarda Municipal de Vitória, o suposto cliente chamou a vendedora para a casa dele. Dentro da residência, onde os dois conversariam sobre os planos, o suspeito agarrou a mulher e tentou beijá-la à força. O homem é Yuri Martins Mathielo, de 29 anos. Um áudio gravado (escute acima) pela vítima mostra a atitude do suspeito.

De acordo com o boletim, Yuri pediu que a vítima entrasse na casa dele para conversar sobre o plano de internet. A repórter Daniela Carla, da TV Gazeta, apurou que o homem já tinha o contato da vendedora, pois havia demonstrado interesse em adquirir um serviço da operadora. Por esse motivo, o cliente registrou o telefone utilizado para contato com uma das funcionárias.

Como aconteceu

Na segunda-feira (30), a vítima e outros três colegas caminhavam pelo bairro São Cristóvão na intenção de vender pacotes da operadora para moradores. Ao perceber que funcionários da empresa de telecomunicação estavam na região, o homem teria feito contato com a mulher de 26 anos por telefone.

Mulher denunciou tentativa de estupro em Vitória
Caso aconteceu no bairro Consolação, em Vitória. (Oliveira Alves)

Foi neste momento que ele pediu a presença dela na residência. Ele ainda pediu que a mulher fosse sozinha ao local. Antes de denunciar Yuri por tentativa de estupro, a vítima gravou um áudio que mostra a ação do suspeito. "Relaxa, vai ser só um beijinho só, nada demais", diz o homem em um trecho. Ela recusa a aproximação e diz que está em horário de trabalho.

Mulher denunciou tentativa de estupro em Vitória
Mulher denunciou tentativa de estupro em Vitória. (Oliveira Alves)

O áudio foi enviado para um colega de trabalho, que foi até a casa do suspeito. Dentro da residência, o suspeito agarrou a vítima e tentou beijá-la a força. O amigo, porém, chegou ao local e salvou a colega de trabalho.

Aspas de citação

Foi questão de segundos. Se meu amigo não tivesse chegado lá, acho que hoje eu não estaria aqui para contar história

X.
Vítima em entrevista à TV Gazeta
Aspas de citação

Autuado em flagrante

A Guarda Municipal de Vitória foi acionada e encaminhou o suspeito à delegacia. A funcionária da operadora contou à TV Gazeta que já foi vítima de estupro na infância, e que passou a receber apoio da empresa onde trabalha atualmente. "Fiz o que é certo, contei para alguém e me ouviram", afirmou sobre a denúncia feita na segunda-feira (30).

A Polícia Civil informou que o suspeito, conduzido ao Plantão Especializado da Mulher (PEM), foi autuado em flagrante por estupro. Procurada, a Secretaria de Estado da Justiça, que monitora o sistema prisional capixaba, informou que Yuri Martins Mathielo está no Centro de Triagem de Viana.

A reportagem de A Gazeta procurou a Vivo, empresa para a qual a vítima presta serviço, para saber se a empresa acompanhou a ocorrência e qual procedimento foi adotado desde o registro do boletim de ocorrência. Em nota, a operadora informou que lamenta profundamente o ocorrido com a funcionária da empresa prestadora de serviços terceirizada e que repudia de forma veemente qualquer ato de assédio. "A companhia está em contato com a empresa prestadora de serviços", garantiu a Vivo.

Errata Atualização
31 de outubro de 2023 às 19:34

A operadora de telefone e internet Vivo, empresa para a qual a vítima presta serviço, enviou uma nota sobre o caso. O texto foi atualizado.

Abuso, estupro, assédio e importunação: o que é cada um dos crimes?

1 - Abuso: Pode se referir a diferentes formas de violência ou maus-tratos, podendo incluir abuso físico, emocional, sexual, negligência ou exploração financeira. É um termo amplo que abrange várias formas de comportamento prejudicial e não consensual.

2 - Estupro: É um crime sexual que envolve a prática de relação sexual não consensual, por meio de coerção, ameaça, uso de força física ou quando a vítima é incapaz de dar consentimento.

3 - Assédio: É um comportamento indesejado e repetitivo, geralmente de natureza sexual, que causa desconforto, medo ou constrangimento à vítima. Pode ocorrer em diferentes contextos, como no trabalho, em espaços públicos ou online. O assédio sexual pode envolver comentários ofensivos, avanços indesejados, piadas de cunho sexual, contato físico não consensual, entre outros.

4 - Importunação: Refere-se a um comportamento indesejado e inadequado de natureza sexual, que ocorre sem o consentimento da outra pessoa envolvida. Pode incluir assédio verbal, gestos obscenos, toques indesejados ou outras formas de contato sexual não consensual. Embora seja considerado um crime, a importunação sexual geralmente é menos grave do que o estupro e pode ter diferentes níveis de penalidade de acordo com a legislação de cada país.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais