Um homem foi preso após furtar fios de cobre de uma churrascaria e ser baleado por um vigilante da escola técnica Senai, localizados no bairro Bento Ferreira, em Vitória, na madrugada desta segunda-feira (19).
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento que o suspeito retirou os fios do aparelho de ar-condicionado do restaurante. A ação durou cerca de sete minutos. Em seguida, ele fugiu em direção ao terreno do Senai.
De acordo com a proprietária do restaurante, Salete Ongaratto, o homem entrou no local após arrombar os cadeados de um terreno ao lado do estabelecimento.
"Chegamos aqui e a polícia e o cara do alarme já estava aqui. Abrimos o estabelecimento e o ladrão ainda estava no local", disse a comerciante.
O suspeito foi identificado como Edvaldo Pereira. Ele foi atingido na perna, socorrido, levado para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue) e depois encaminhado à Delegacia Regional de Vitória.
Com a chegada dos policiais militares e dos donos da churrascaria, Edvaldo fugiu pelo telhado e entrou no terreno da escola técnica, mas não foi localizado no momento.
Minutos depois, o Centro Integrado de Defesa Operacional (Ciodes-190) foi acionado pelo vigilante da escola que encontrou o suspeito deitado atrás de uma escada e acabou atirando contra ele depois de ser atacado.
"O vigilante teria dado ordem para que o indivíduo se rendesse, no entanto, enquanto ele aciona novamente a viatura, o indivíduo teria tentado se evadir, indo em sua direção. Momento em que se sentiu ameaçado pelo suspeito e realizou os disparos contra ele, vindo atingi-lo na perna", informou a PM.
O Senai confirmou que, ao ser identificado pelo vigilante da Véritce, empresa terceirizada, o suspeito tentou fugir do local e foi atingido por um disparo na perna. O Senai Vitória informou que o vigilante da empresa registrou um boletim de ocorrência e nenhum colaborador ou aluno da instituição estava no local.
Os fios furtados da churrascaria foram recuperados, mas o prejuízo, segundo Salete, chega a R$ 3 mil. A comerciante disse que a segurança será ainda mais reforçada porque nem as cercas elétricas impediram a entrada do criminoso.
"Vou colocar grades pra eles não terem mais acesso a ali também. É o único pedaço que ainda estava faltando. A polícia devia rever quem são os receptadores que compram, disse Salete.
A Polícia Civil informou que Edvaldo foi autuado em flagrante por tentativa de furto qualificado praticado durante o repouso noturno e com rompimento de obstáculo à subtração da coisa. Ele foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.
Com informações do g1 ES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta