Um homem que estava em uma moto roubada foi preso durante uma ação de fiscalização da Guarda Municipal de Vitória na manhã deste sábado (2). Ele respondia em liberdade por ter cometido um homicídio. A prisão aconteceu próximo à praia da Guarderia, na Curva da Jurema, no bairro Enseada do Suá.
Segundo a Guarda, agentes identificaram a motocicleta com restrição de furto e roubo e foram abordar o homem, que tentou fugir. Ele abandonou o veículo na calçada e tentou se misturar aos banhistas, sentando-se na areia da praia. Contudo, foi identificado pelos agentes, autuado em flagrante por receptação e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária de Vitória.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que tomou posse nesta sexta-feira (1), acompanhou a ação durante a manhã deste sábado (2). Uma das promessas de Pazolini, que é delegado da Polícia Civil, é atribuir maior protagonismo para a força de segurança do município. Segundo o prefeito, o órgão não deve proteger somente o patrimônio público, e sim ser como uma "polícia municipal".
Pazolini afirmou que buscará acompanhar as ações da Guarda Municipal com outros membros de seu gabinete, quando for possível. O prefeito garantiu que irá buscar promover um "choque na gestão" para gerar uma sensação de segurança junto aos moradores de Vitória.
"Vamos tentar participar, sempre que possível. Quando eu não estiver, o secretário Ícaro (Ruginski, secretário de Segurança Urbana), a nossa vice-prefeita, Capitã Estéfane, estarão acompanhando, prestigiando e trazendo segurança para as pessoas. É uma postura de gerar a sensação de segurança que a cidade precisa. Vamos promover um choque na gestão, para reordenar a ocupação do espaço público e o dia a dia da cidade", disse.
Ele também contou que sua equipe já realizou reuniões com o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Alexandre Ramalho, e com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, para aprimorar a integração da Guarda com as forças de segurança estaduais.
"A Guarda Municipal está a disposição da Polícia Militar e da Polícia Civil. O secretário Ícaro, antes mesmo de assumir, já esteve com o secretário de segurança, com o comandante-geral da PM, com o comandante do primeiro batalhão e com os comandantes das companhias, para se colocar a disposição. A Guarda está inteiramente à disposição das forças estaduais", pontuou.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta