> >
Operação prende 11 suspeitos de cometer crimes no Norte do ES

Operação prende 11 suspeitos de cometer crimes no Norte do ES

Alvos da segunda fase da Operação Contaminação foram criminosos envolvidos com o tráfico de drogas, roubo e assassinatos

Publicado em 31 de maio de 2023 às 09:13- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Policiais recebendo orientações antes de irem para as ruas do bairro Aviso, em Linhares
Policiais recebendo orientações antes de irem para as ruas na Operação Contaminação. (Divulgação/Sesp)

A segunda fase da Operação Contaminação foi deflagrada em Linhares e Sooretama, no Norte do Espírito Santo, na tarde de terça-feira (30). As ações tiveram continuidade na manhã desta quarta (31), com a prisão de 11 pessoas e a apreensão de drogas, armas e dinheiro. Os alvos são pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, roubo e também assassinatos.

A primeira prisão ocorreu em Sooretama. Lucas Batista, de 27 anos, tinha mandado de prisão em aberto por não cumprir medida protetiva. Além disso, ele havia destruído a tornozeleira eletrônica que utilizava e apresentou documento falso no momento da abordagem dos policiais. Lucas foi autuado em flagrante pelos crimes de dano ao patrimônio público e falsidade ideológica.

No residencial Rio Doce, localizado no bairro Aviso, em Linhares, a operação prendeu em flagrante um quarteto que roubou uma propriedade rural na localidade de Humaitá, no mesmo município. O grupo – formado pelos irmãos Jocimar, Giovani e Vitor Correia Firmino (de 25, 23 e 19 anos) e por um amigo, Ronaldo Rodrigues dos Santos, de 39 – levou uma Toyota Hilux e outros pertences da família que foi vítima do crime. O veículo e outros itens roubados ainda não foram recuperados. A polícia continua realizando diligências para encontrá-los.

A operação policial teve continuidade na madrugada desta quarta (31) na região conhecida como “Cavaco”, também no bairro Aviso. Lá foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão e foram apreendidas drogas com o apoio do cão policial, K9, da Polícia Militar. Durante essa atuação, seis pessoas foram conduzidas para a Delegacia Regional de Linhares, inclusive uma mulher que foi localizada com crack, maconha e cocaína. 

Em seguida, os policiais foram até os bairros Boa Esperança e Santa Cruz, no residencial Jocafe, em Linhares. Nestes locais, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão.

Balanço parcial da operação:

A ação policial é comandada pelo delegado Fabrício Lucindo, chefe da Delegacia Regional de Linhares. Atuam nela 22 policiais civis de diversas unidades da Superintendência Regional Norte (SPRN), com o apoio do cão policial K9, da Polícia Militar.

A operação tem esse nome, segundo a Sesp, como referência “ao tráfico de drogas que atua na região ‘contaminando’ a cidade pelo crime”.

Primeira fase da operação

Na última semana, a primeira fase da Operação Contaminação ocorreu em Conceição da Barra, também no Norte do Estado, e foi concluída com a prisão de seis pessoas envolvidas com o tráfico de drogas – sendo quatro mulheres e dois homens.

Houve também a apreensão de três armas – duas submetralhadoras caseiras e uma pistola –, além de drogas e outros materiais utilizados na comercialização de entorpecentes.

Errata Atualização
31 de maio de 2023 às 11:46

Esta matéria foi atualizada com o resultado da Operação Contaminação, incluindo número de prisões e apreensões realizadas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais