A temporada de verão costuma ser sinônimo de praia em todo o país. No Espírito Santo, não é diferente, mas as características geográficas do Estado proporcionam a capixabas e turistas outras opções de lazer, como rios e cachoeiras. Durante a Operação Verão 2021/22, essas áreas também terão reforço no patrulhamento.
A ação está planejada para ocorrer de 27 de dezembro a 6 de março de 2022. Nos 70 dias de operação, o policiamento ostensivo será reforçado, com o objetivo de proporcionar mais segurança à população que utiliza os balneários capixabas e regiões de montanha.
O planejamento da operação foi anunciado na manhã desta quarta-feira (15) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e contará com o efetivo das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Nas operações anteriores, o efetivo da Polícia Militar se deslocava do interior para o litoral. Na 2021/22, será utilizado um novo modelo, com um investimento total de mais de R$ 6 milhões e 4.056 policiais trabalhando.
Soldados recém-formados serão convocados e a presença policial será ampliada com a utilização da escala ISEO (Indenização Suplementar de Escala Operacional). Esse modelo paga um valor para que policiais em horário de folga trabalhem.
O policial participa se tiver interesse e recebe um valor para realizar a escala, que pode ser de 6h, 8h ou 12h. Também será realizado um incremento de escalas ISEO nas regiões Noroeste e Serrana.
As delegacias regionais atuarão em turno de 24 horas, com reforço de policiais em regime de escala de serviço extra. As unidades de Piúma, no Litoral Sul, e Praia Grande, em Fundão, atuarão em turnos de 24h durante o réveillon, fins de semana e carnaval.
Haverá reforço nos serviços do Departamento Médico Legal (DML) e nos plantões periciais, além de um posto de atendimento ao cidadão na Delegacia de Jacaraípe. As operações policiais especializadas serão intensificadas.
O efetivo dos Bombeiros será reforçado com 30 militares e mais de 800 guarda-vidas civis. Eles atuarão na orla de 14 municípios: Vitória, Linhares, Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Guarapari, Anchieta, Piúma, Serra, São Mateus, Conceição da Barra, Aracruz, Fundão e Vila Velha.
Serão repassados 200 bafômetros (etilômetros) à Polícia Militar, em um investimento de mais de R$ 1,8 milhão.
Também serão realizadas campanhas educativas. Em dezembro, será abordado o risco de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias lícitas e ilícitas, com foco nas festas de final de ano. Já em janeiro, será um planejamento das férias e todas as atividades que envolvem um trânsito seguro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta