> >
PF de Cachoeiro mira quadrilha de transporte interestadual de drogas e armas

PF de Cachoeiro mira quadrilha de transporte interestadual de drogas e armas

Polícia Federal cumpre quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em ação deflagrada na manhã desta quarta-feira (24)

Publicado em 24 de maio de 2023 às 09:26- Atualizado há um ano

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

A Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim, com o apoio da Polícia Militar, realiza a Operação Alfafa – deflagrada na manhã nesta quarta-feira (24) – com objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada no transporte interestadual de maconha e armas de fogo. As investigações que resultaram na ação começaram em 27 de maio de 2022, quando 3,4 toneladas da droga foram apreendidas em um caminhão.

A operação conta com a participação de 28 policiais federais. Segundo a Polícia Federal, quatro mandados e prisão preventiva, seis mandados de busca e apreensão e uma ordem de sequestro do caminhão utilizado para transportar a droga apreendida na época estão sendo cumpridos no município.

Os investigados, segundo a PF, responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Somadas, as penas podem alcançar 24 anos de prisão.

Polícia Federal realiza operação em Cachoeiro de Itapemirim (Polícia Federal )

Flagrante

A investigação teve origem com a prisão em flagrante de um homem no dia 27 de maio de 2022, após abordagem feita por Policiais Rodoviários Federais, quando transportava 3,4 toneladas de maconha em um caminhão. O veículo foi abordado na BR 101, e a droga — que está avaliada em mais de R$ 7 milhões — estava escondida em meio à carga de aveia e alfafa, alimentos para cavalos, o que inspirou para o nome da operação. 

Na ocasião, uma pistola importada calibre 9 mm também foi apreendida. Ela estava camuflada no meio da carga da carroceria do caminhão, que veio do Estado do Paraná.

Análise

Os mandados foram cumpridos nos bairros Altos União e São Geraldo. Durante a ação, os policiais apreenderam celulares, documentos, cigarros e até uma arma. Cães farejadores vieram de Vitória para a operação.

“Após a instauração desse inquérito com aprofundamento das investigações, conseguimos identificar a associação criminosa responsável pelo transporte dessa droga. Então, hoje, foram cumprimos quatro mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça, bem como seis mandados de prisão de busca e apreensão, todos cumpridos na manhã de hoje”, explicou o delegado chefe da Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim, Luiz Artur Miranda Moreira.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, a investigação continua para descobrir quem eram os compradores da droga apreendida no ano passado. “As provas obtidas hoje serão feitas análises posteriormente e, com o que descobrimos, vamos tentar aprofundar as investigações para se tentar alcançar eventual compradores dessa droga, que carregada no interior do Paraná e seria descarregada parte aqui e a maioria na Grande Vitória”, explicou o delegado.

Os presos foram encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais