A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação Praetorium Fraudis, com objetivo de combater fraudes eletrônicas contra a Caixa Econômica Federal. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara Federal Criminal de Vitória.
A PF disse que, durante as investigações, foi constatado o envio de e-mails fraudulentos em nome de órgãos públicos, contendo ofícios fictícios em que eram solicitadas transferências de dinheiro para contas bancárias dos investigados.
Após o recebimento das quantias solicitadas, os valores eram rapidamente movimentados entre múltiplas camadas de contas bancárias, especialmente em contas digitais de diversas instituições financeiras, para dificultar a identificação e o rastreamento dos valores e das pessoas envolvidas.
A Polícia Federal informou que, durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares que serão analisados para o aprofundamento das investigações e a apuração de outros envolvidos.
Conforme a corporação, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 11 anos de prisão, além de multa. As investigações continuam e, segundo a Polícia Federal, outras informações não serão repassadas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta