A Polícia Militar divulgou os resultados da Operação Independência, realizada durante o feriado prolongado entre a sexta (4) e a última terça-feira (8). No balanço, divulgado durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (9), o coronel Douglas Caus, comandante-geral da PM, afirmou que 24 bailes clandestinos foram abordados e interrompidos pela polícia.
Caus havia afirmado na sexta-feira (4) que, durante a operação, haveria um reforço da Operação Baile Clandestino, que visava combater as festas conhecidas como "mandelas" no feriadão. Na ocasião, Caus informou que a PM havia identificado mais de 30 bailes que aconteceriam durante o período em toda a Grande Vitória.
Na coletiva desta quarta (9), Caus comunicou que, dos 24 bailes interrompidos pela polícia, em 12 foi necessário o uso da força. Além disso, o comandante-geral disse que a investigação para combater as festas clandestinas seguirá para o próximo final de semana.
"Foram 24 bailes clandestinos abordados. 12 deles ofereceram resistência à ação da polícia, sendo feito uso moderado e gradual da força policial e foram dispersados. Em outros 12, os policiais, dialogando com as pessoas em via pública, deliberadamente foram dispersando, sem a necessidade do uso da força", disse.
Como divulgado pela polícia nesta quarta-feira (9), foram cumpridos oito mandados de prisão por homicídio durante a operação, além de seis por tráfico de drogas. Outras sete pessoas consideradas fugitivas da justiça foram recapturados e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A Polícia Militar informou também que foram 304 pessoas encaminhadas para Delegacias de Polícia em todo o Estado e um total de 23.018 foram abordadas durante a operação.
Segundo a polícia, foram abordados 5.280 veículos de passeio, 4.855 motocicletas, 554 coletivos e 268 táxis. 36 veículos envolvidos em ocorrências criminais foram removidos e 32 recuperados com restrição de furto e roubo. 44 carteiras de habilitação foram apreendidas e 1.822 Autos de Infração de Trânsito (AIT) expedidos.
O relatório da Polícia Militar apontou também que, durante a Operação Independência, foram apreendidas 42 armas e 487 munições. Além disso, a polícia encontrou 4.154 buchas de maconha e 4.204 quilos da droga, 1.607 pedras e 277 gramas de crack e 4.490 papelotes e 184 gramas de cocaína.
Também foram apreendidos 33 bolas de haxixe, 45 comprimidos de ecstasy e 73 unidades de lança perfume.
A Polícia Rodoviária Federal também divulgou o balanço da Operação Independência nas estradas. Segundo a PRF, foram registrados 42 acidentes, duas mortes e 50 feridos entre os dias 4 e 8 de setembro.
A polícia divulgou também que 4.453 veículos foram fiscalizados e consultados nos sistemas. Além disso, a PRF recuperou 5 veículos com registro de roubo ou furto e 25 pessoas foram detidas por diversos crimes.
De acordo com os dados, houve registro de 168 pessoas sem cinto de segurança, 288 ultrapassagens proibidas e 749 veículos em excesso de velocidade
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta