Polícia desarticula fábrica clandestina de armas durante operação em Cariacica
A Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), deflagrou na quarta-feira (20), a operação ‘Legado Armeria' e desarticulou a indústria situada na zona rural do município
Uma fábrica clandestina de armas de fogo caseira foi desarticulada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), durante a operação ‘Legado Armeria', realizada na manhã de quarta-feira (20), na zona rural de Cariacica. O local estava em pleno funcionamento quando os policiais chegaram.
Durante a ação, realizada nos municípios de Cariacica e Serra, foram detidos dois homens em flagrante, e diversos insumos, armas de fogo e munições foram apreendidos.
A operação teve como objetivo cumprir sete mandados de busca e apreensão com base em investigação que apura a fabricação ilícita de armas de fogo caseiras, uma rede de distribuição de armas deste tipo na Grande Vitória e a lavagem de dinheiro vindos da comercialização dessas armas.
Fábrica clandestina de armas de fogo caseiras na zona rural de Cariacica. (Divulgação | Polícia Civil)
O titular da Desarme, delegado Daniel Belchior, explicou que as investigações começaram há cerca de sete meses quando a polícia recebeu informações da existência do grupo criminoso.
“Iniciamos investigações e a busca para localizar as armas de fogo nessa fábrica. Com muita dificuldade, considerando a localização da fábrica, conseguimos identificar o local, que fica na zona rural de Cariacica, em um lugarzinho de difícil acesso, sendo que foi apenas com a utilização de um drone que a gente conseguiu identificar”, disse o delegado.
No local, pessoas trabalhavam na produção das armas.
“Um dos detidos confessou o crime, mas negou que realizava a comercialização. O segundo negou participação e comercialização, no entanto, todos os indícios levantados ao longo da investigação e durante a operação confirma que, na verdade, ambos participavam ativamente da fabricação de armas de fogo”, destacou.
No local, a polícia apreendeu armas e material para a confecção de mais armamentos caseiros. (Divulgação | Polícia Civil)
As armas eram distribuídas para o clima organizado de toda Grande Vitória, segundo apontado pelas investigações.
“Estamos trabalhando ainda com os elementos angariados durante a operação para deflagrar outras fases no sentido de trazer mais responsáveis aí pela comercialização e pela lavagem de dinheiro."
São essas armas de fogo que estão alimentando o crime organizado. Levantamentos iniciais mostram que existe uma movimentação financeira de meio milhão de reais com relação aos investigados
Daniel Belchior
•Delegado e titular do Desarme
Materiais apreendidos:
Um pistola calibre .380;
Dois rifles calibre .28 e .22;
Uma carabina calibre .22;
Uma garrucha;
Três carregadores de pistola;
Duas lunetas;
41 munições calibre .380;
31 munições calibre .38;
13 munições calibre .12;
22 munições calibre .28;
26 munições calibre .36;
10 munições calibre .32;
Quatro munições calibre .45;
Três munições calibre .40;
86 munições calibre .22;
Uma munição calibre .765;
Um molde de coronha de madeira;
Uma coronha de plástico;
Um municiador de carregador de arma de fogo;
Um molde de plástico da estrutura de uma submetralhadora caseira;
Um molde em metal de submetralhadora utilizado como base para solda;
Cinco molas típicas de utilização em armas de fogo caseiras;
Cinco barras metálicas retangulares de diferentes tamanhos usadas em estrutura e carregadores de armas caseiras;
16 canos de metal de diferentes tamanhos usados como cano de armas caseiras;
10 partes menores de barras cortadas das barras retangulares;