> >
Polícia divulga quem são os integrantes da facção Terceiro Comando Puro em Vitória

Polícia divulga quem são os integrantes da facção Terceiro Comando Puro em Vitória

Organização criminosa atua nas regiões de Itararé, Cruzamento, Conquista e Tabuazeiro, na Capital; de 19 integrantes do grupo denunciados, 14 estão presos

Publicado em 10 de abril de 2025 às 18:48

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
14 foram presos durante as fases da operação Krampus
14 foram presos durante as fases da operação Krampus. (Divulgação | Polícia Civil)

Polícia Civil divulgou a linha de organização da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) e detalhou como funciona a estrutura do grupo no Morro do Cruzamento, em Vitória. Entre liderança, gerentes e auxiliares, 18 homens foram denunciados, sendo que 14 deles já estão presos. Rulicley Florentino Firmiano da Silva (vulgo 3R), Enzo Pedrosa Faasen (vulgo Cadu), Jorge Otávio de Souza Silva, e Christian Augusto da Silva (vulgo Laranja) estão foragidos.

Todos, segundo as investigações, têm ligação com o tráfico de drogas e possuem vínculo com a organização, que atua principalmente na Capital.

A polícia chegou até esses nomes através da Operação Krampus, que iniciou no dia 19 de dezembro. No entanto, as investigações sobre a facção começaram no final de 2023, com a prisão de lideranças do TCP. A atuação da Polícia Civil aconteceu no território do tráfico da organização, nos bairros Morro do Cruzamento, Ilha de Santa Maria, Itararé e Morro do Macaco.

“No final de 2023, fizemos a prisão do Luan Gomes, na época líder do TCP, e com isso conseguimos avançar nas investigações que tínhamos da dominação do TCP e ver quais os bairros que precisavam de uma ação mais firme. Nós concluímos que o bairro Cruzamento era um bairro para essa autuação, principalmente por suas lideranças estarem portando fuzis”, explicou o coordenador do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), delegado Alan Moreno de Andrade.

14 foram presos durante as fases da operação Krampus(Divulgação | Polícia Civil)

Durante as investigações, a polícia conseguiu recolher provas como fotos dos suspeitos exibindo armas no meio da rua e prints de conversas em que combinam pontos de monitoramento do tráfico e entrega de armamentos e munição.

A atuação da Polícia Civil capixaba chegou até o Rio de Janeiro, com uma operação integrada com as forças de segurança de lá. Investigadores do Estado conseguiram encontrar a casa de Bruno Gomes Faria, vulgo “Nono” — um dos irmãos “Vera” e principal liderança do TCP fora da cadeia — no Rio de Janeiro.

“O nosso foco nessa operação foi quebrar a cadeia de comando do TCP no bairro do Cruzamento, prendendo principalmente na sua liderança e gerência. Com a prisão dessas pessoas, a gente conseguiu frear o avanço do tráfico de drogas”, disse Alan Moreno de Andrade.

Os denunciados responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico, com agravantes previstos na legislação específica.

Área de atuação da Organização Criminosa (ORCRIM)
Área de atuação da Organização Criminosa (Orcrim) . (Polícia Civil)

Estão presos: 

  1. Luiz Cláudio Porfírio de Souza (vulgo Ceifador) – 25 anos
  2. Deivid Nogueira Machado Pirola (vulgo Baleado / NOG) – 22 anos
  3. Douglas Florentino Firmiano da Silva – 26 anos 
  4. Ricardo de Almeida Conceição (vulgo Negona) – 26 anos
  5. Riquelme Trindade dos Santos (vulgo Coyote) – 20 anos
  6. Evandro dos Santos Franklin (vulgo E.F Express) – 31 anos 
  7. Lucas Felipe Franco (vulgo Rajada) – 28 anos
  8. Maykon Araújo de Almeida (vulgo Neguim Favela) – 39 anos
  9. João Vitor Ferreira – 33 anos
  10. Lucas Gomes Matos (vulgo LC) – 21 anos
  11. Marcelo Júnior Nascimento Santos Pereira (vulgo Branquinho) – 21 anos
  12. Márcio de Oliveira da Cruz (vulgo Ferrugem) – 27 anos
  13. Filipe Florentino Paulino (vulgo Caio Castro) – 28 anos
  14. Wesley Tiago Silveira (vulgo Dino TCP) – 26 anos

Foragidos:

Os foragidos: Rulicley Florentino Firmiano da Silva (vulgo 3R), Enzo Pedrosa Faasen, Jorge Otávio de Souza Silva, hristian Augusto da Silva (vulgo Laranja), Uerick Pereira da Silva (vulgo WK3)
Os foragidos: Rulicley Florentino Firmiano da Silva (vulgo 3R), Enzo Pedrosa Faasen, Jorge Otávio de Souza Silva, Christian Augusto da Silva (vulgo Laranja), Uerick Pereira da Silva (vulgo WK3). (Divulgação | Polícia Civil)

  1. Rulicley Florentino Firmiano da Silva (vulgo 3R) – 29 anos
  2. Enzo Pedrosa Faasen – 24 anos
  3. Jorge Otávio de Souza Silva – 23 anos
  4. Christian Augusto da Silva (vulgo Laranja) – 20 anos

Os "Irmãos Vera" são: ''Nono", que está foragido, Luan Gomes Faria, o Kamu, e Gabriel Gomes Faria, o Buti, que estão presos. Eles são conhecidos assim em referência ao nome da mãe deles. Os três chefiam a facção, que atua na Grande Vitória, mas tem sede nas regiões de Itararé, Cruzamento, Conquista e Tabuazeiro, na Capital. Kamu e Buti foram presos no final de 2023. 

Errata Correção
11 de abril de 2025 às 17:30

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) divulgou nesta quinta-feira (10) que o denunciado Uerick Pereira da Silva (vulgo WK3) estava foragido dentre os 19 denunciados na Operação Krampus. Contudo, após a divulgação, foi constatado que o mesmo foi morto em um confronto com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) no final de 2023. Paralelamente, foi solicitado ao juiz a extinção da punibilidade em razão da morte do agente. O texto foi corrigido.

* Com informações de João Brito, da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais