Rhyquelve do Sacramento, de 12 anos, e os irmãos Keyrison Santos Oliveira, de 10 anos, e Kamile Santos Oliveira, de 8 anos, foram vidas inocentes perdidas pela disputa do tráfico de drogas em Conceição da Barra. Os crimes foram cometidos a mando do criminoso mais procurado no Norte do Espírito Santo, preso na madrugada de quinta-feira (6), em São Paulo. A identidade do suspeito não foi informada.
Segundo investigações da Polícia Civil, o homem é considerado o chefe do tráfico de drogas de São Mateus e Conceição da Barra e tinha sete mandados de prisão em aberto, sendo seis no ES e um em solo paulista.
A ação em São Paulo que resultou na prisão dele contou com a participação de policiais capixabas e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), coronel Alexandre Ramalho. Os crimes foram descritos pelo secretário como “covardes”.
O primeiro crime ocorreu em 19 de setembro de 2021, no distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra. Jonas Novais, de 23 anos, e Kêmilly Santos do Sacramento, de 29, foram encontrados mortos dentro de casa. O filho dela, Rhyquelve do Sacramento de 12 anos, foi baleado e encaminhado para o hospital, mas não resistiu.
Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada e encontrou o corpo de Jonas no banheiro e o de Kêmilly na sala, junto ao filho. A casa tinha sinais de arrombamento.
Cerca de um mês depois, no dia 16 de outubro, outro crime semelhante também ocorreu no distrito de Braço do Rio. Uma família teve a casa invadida por suspeitos armados. Keyrison Santos Oliveira, de 10 anos, e Kamile Santos Oliveira, de 8 anos, dormiam na sala, enquanto a mãe e o padrasto das crianças estavam no quarto. Os irmãos foram baleados.
Eles chegaram a ser socorridos, porém não resistiram aos ferimentos. Segundo informações da PC divulgadas na época, o alvo era o padrasto das crianças, que já teve envolvimento com a venda de entorpecentes.
Na ocasião, quatro adolescentes apontados como autores das mortes das duas crianças foram presos. O adolescente de 16 anos confirmou a participação no crime, afirmando atuar no tráfico. Ele disse ainda que o ataque que vitimou os irmãos foi motivado pela disputa entre traficantes.
Segundo o depoimento do adolescente, os quatro suspeitos foram até a residência para executar o padrasto, mas acabaram matando as duas crianças.
Segundo a PC, entre os mandados de prisão do homem havia um crime que foi cometido em São Paulo, e por isso o suspeito continua à disposição da Justiça Paulista, e ainda não foi encaminhado para o Espírito Santo.
A corporação informou que mais detalhes da prisão, das investigações e das diligências que levaram a PC, até o paradeiro do investigado serão divulgados em entrevista coletiva na próxima segunda-feira (10).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta