Cinco nomes figuram na lista dos bandidos mais procurados por matar ou tentar matar mulheres no Espírito Santo. A relação está disponível no site do Disque-Denúncia 181, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). Os crimes foram cometidos entre 2011 e 2019.
Um balanço divulgado pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), da Polícia Civil, apontou que 1.974 homens foram presos por ameaça, agressão, estupro, violação de domicílio e descumprimento de medida protetiva em 2019. Desse total, 1.585 prisões foram em flagrante.
Os casos - tentados ou consumados- de homicídios e feminicídio, quando a mulher é morta em razão de violência doméstica ou de gênero, são investigados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM).
Um dos alvos que estão com mandado de prisão em aberto é Genecy Araújo dos Reis. Ele é apontado pela Polícia Civil como suspeito de matar, por ciúmes, a namorada, a diarista Julia Aparecida Martins, de 51 anos, e a filha dela, a vendedora Juliana Martins Neves, 29 anos. O duplo assassinato aconteceu na porta da casa das vítimas, em fevereiro de 2015, no bairro Jardim Tropical, na Serra.
Além de Genecy, também são caçados Rafael Constantino Duarte; Maciel Ribeiro Reis; André Carolino da Silva; e Sebastião Nonato Pessoa. De acordo com dados divulgados pela Polícia Civil, os casos ocorreram em Cariacica, Vitória, Vila Velha e na Serra.
Além das 1.974 prisões de homens agressores, a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher informou que em 2019 foram registrados 16.169 boletins de ocorrência nas unidades que realizam o atendimento às mulheres vítimas de violência. No mesmo período, foram feitas 1.178 denúncias, solicitados 8.904 medidas protetivas e 151 mandados de prisão foram cumpridos.
"Em 2020 já foi realizada a primeira Operação Maria'S, tendo sido presos 17 homens autores de violência contra a mulher. A polícia orienta que a mulher não se cale, que procure a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do município que ocorreu o fato para registrar boletim", explicou a chefe da Divisão Especializada, delegada Cláudia Dematté.
LISTA DOS PROCURADOS
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta