Um jovem de 24 anos, terceiro-sargento do Exército Brasileiro, foi levado para a delegacia e autuado por maus-tratos a dois cachorros. Os animais foram encontrados subnutridos, sem alimentação, com a orelha cortada e, segundo o boletim de ocorrência do caso, em "estado deplorável" em uma residência do bairro Vila Garrido, em Vila Velha, na tarde de terça-feira (12).
A Guarda Municipal descobriu o local onde estavam os animais e encaminhou Marcos Vinicius Silva Farias para a delegacia. Conforme o Portal da Transparência do Governo Federal, Marcos Vinicius é militar da ativa sediado no Espírito Santo e está no serviço público desde 2018. A corporação acionou o serviço de recolhimento de animais, que presta serviço para a prefeitura da cidade. Os dois cachorros resgatados foram levados para um rancho, onde devem receber cuidados.
Em nota, a Prefeitura de Vila Velha, por meio do Bem-Estar Animal (BEA), informou que o proprietário deve responder pelo crime de maus-tratos, cometido de forma dolosa, que prevê reclusão de até cinco anos em regime fechado. O Bem-Estar classificou o estado dos animais como "condições de maus-tratos graves". O sargento perdeu, inclusive, o direito de propriedade dos cachorros.
A Gazeta procurou a Polícia Civil para ter um retorno oficial. Em nota, a corporação informou que o jovem de 24 anos foi autuado em flagrante por maus-tratos aos animais, com aumento de pena por se tratar de cão ou gato. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).
A reportagem também pediu um posicionamento do Exército do Brasil que, divulgou nota sobre o caso. Veja abaixo:
A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste informa que o caso está sendo investigado pelos órgãos de segurança pública do Estado do Espírito Santo e que as medidas disciplinares e administrativas serão apuradas conforme o previsto na legislação vigente.
Cabe reiterar que o Exército Brasileiro não compactua com qualquer tipo de conduta ilícita por parte de seus integrantes, repudiando veementemente atitudes e comportamentos em conflito com a lei, com os valores militares ou com a ética castrense.
A Justiça decidiu soltar sem exigir o pagamento de fiança o terceiro-sargento do Exército Brasileiro Marcos Vinicius Silva Farias, de 24 anos, autor de maus-tratos contra dois cachorros no bairro Vila Garrido, em Vila Velha. O sargento Silva Farias, como é chamado na corporação, passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (13), quando a juíza decidiu conceder o benefício da liberdade, exigindo que o militar mantenha o endereço onde mora atualizado e compareça aos atos do processo.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta