Um homem de 27 anos, que estava foragido do sistema prisional, foi preso em operação da Polícia Civil realizada nesta segunda-feira (5) no Morro da Gama, em Cariacica. O acusado, que não teve o nome divulgado pela polícia, é apontado como um dos autores do duplo homicídio consumado e um tentado ocorrido no dia 28 de novembro de 2020, no bairro Mucuri.
O motorista de aplicativo Edson dos Santos, de 54 anos, foi assassinado enquanto fazia uma corrida para dois homens, sendo um deles Aristeu Oliveira, de 27 anos, que também foi morto. O jovem e um outro passageiro – que também foi baleado e socorrido na ocasião – seriam os alvos dos mais de 50 tiros que atingiram o carro.
Durante a operação, a esposa do criminoso, uma jovem de 22 anos, também foi presa em flagrante, além de um terceiro envolvido com o tráfico de drogas na região, um homem de 37 anos. Os três fazem parte de uma associação criminosa que atua no Morro da Gama, segundo a polícia.
Segundo o delegado à frente do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Eduardo Khaddour, a operação teve apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e começou por volta das 6h desta segunda-feira.
"O objetivo era o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão domiciliar e de três mandados de prisão. Cumprimos as buscas, localizamos farto material entorpecente e um dos alvos da operação foi localizado. Trata-se de um elemento de extrema periculosidade, envolvido em diversos homicídios da região e investigado em diversos inquéritos na nossa delegacia. Ele era evadido do sistema prisional e que foi capturado em atendimento a dois mandados de prisão – um de prisão temporária por homicídio qualificado e outro oriundo de recaptura do sistema prisional, onde cumpria pena por tráfico de drogas –, com outras duas pessoas, autuadas em flagrante", explicou o delegado.
Além das prisões, uma grande quantidade de drogas, assim como outros materiais, foi apreendida em duas residências durante a ação da polícia. Veja a lista:
Segundo Khaddour, a quantidade de droga encontrada pode desestabilizar o grupo criminoso. "Encontramos farto material entorpecente. Havíamos recebido informação de que o material foi recebido sábado (03) à tarde e estava começando a ser preparado para comercialização. Temos certeza que vai dar uma descapitalizada considerável na organização", concluiu.
O homem de 37 anos foi autuado em flagrante por tráfico, enquanto o de 27 anos foi autuado pelos crimes de venda de produto nocivo a saúde e receptação; já a esposa foi autuada apenas por venda de produto nocivo a saúde. Os três foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana e estão à disposição da Justiça para responder pelos crimes praticados. Um dos presos, em depoimento, confessou que recebeu a droga dois dias antes da operação e que estava começando a preparar para embalar.
Um motorista de aplicativo de 54 anos foi morto a tiros enquanto realizava uma corrida no bairro Mucuri, em Cariacica, em 28 de novembro de 2020. O carro que ele dirigia foi alvejado por mais de 50 disparos de arma de fogo, segundo informações de moradores. No momento, ele carregava dois passageiros: um foi atingido pelos tiros e também morreu; o segundo ficou ferido e foi levado para o Pronto Atendimento de Alto Laje, no mesmo município.
O crime aconteceu no início da noite de sábado (28) por volta das 18h30. Edson dos Santos levava os dois passageiros quando foi surpreendido pelos criminosos que atiraram contra o veículo enquanto ele chegava ao destino, em Mucuri.
Os tiros mataram Edson e um dos passageiros na hora. O outro rapaz que estava no carro foi atingido pelos disparos e, mesmo ferido, conseguiu correr em busca de ajuda. Edson deixa quatro filhos.
O passageiro morto foi identificado como Aristeu Oliveira, de 27 anos. O jovem era motoboy e deixa um filho. A identidade do rapaz que estava com ele não foi revelada. Segundo a Polícia Militar, ainda não se sabe o local em que os passageiros embarcaram no carro de Edson.
A publicação original informava que os três criminosos haviam sido presos em flagrante por tráfico de drogas. A Polícia Civil corrigiu a informação antes repassada, dizendo que apenas o homem de 37 anos foi autuado por tráfico. A matéria foi corrigida.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta