> >
Suspeito de matar mulher a facadas em Cariacica é preso no Noroeste do ES

Suspeito de matar mulher a facadas em Cariacica é preso no Noroeste do ES

José Carlos Cardoso dos Santos foi encontrado em uma residência na zona rural de Boa Esperança; ele é o principal suspeito do assassinato da empregada doméstica Jaciara Cristina Schimidel do Nascimento

Publicado em 11 de junho de 2024 às 15:43

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Jaciara Cristina Schimidel do Nascimento, morta em Cariacica
Jaciara Cristina Schimidel do Nascimento, morta em Cariacica. (Arquivo pessoal)

Um homem identificado como José Carlos Cardoso dos Santos, de 38 anos, foi preso no fim da manhã desta terça-feira (11), na zona rural de Boa Esperança, no Noroeste do Espírito Santo Ele é suspeito de matar a empregada doméstica Jaciara Cristina Schimidel do Nascimento, de 41, a facadas. O crime aconteceu no dia 26 de maio no bairro Santa Cecília, em Cariacica, na Grande Vitória.

Segundo a Polícia Civil, a representação do mandado de prisão temporária de José Carlos foi feita pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM). Assim que o Poder Judiciário aceitou o pedido, a equipe policial de Boa Esperança montou uma operação e o localizou.

De acordo com a corporação, José Carlos foi encontrado em uma residência na zona rural de Boa Esperança e não apresentou resistência. Nenhum material ilícito foi encontrado com ele. Após a prisão, o suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia e será encaminhado ao sistema prisional.

Defesa

O advogado do suspeito, Arthur Borges Sampaio, alegou que o homem agiu em legítima defesa e disse que vai ingressar com habeas corpus no Tribunal de Justiça do Espírito Santo para derrubar a ordem de prisão. 

Suspeito de matar mulher a facadas em Cariacica é preso no Noroeste do ES

O caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM). Segundo a PC, para que a apuração seja preservada, nenhuma outra informação será repassada.

Relembre o crime

O corpo de Jaciara foi encontrado pelos próprios filhos, na residência dela, no bairro Santa Cecília, em Cariacica. Uma nora da vítima, que também esteve no local do crime, contou à Polícia Militar, na ocasião, que não conseguia contato com a sogra há dois dias e, por isso, decidiu procurá-la. Ela disse que havia recebido uma ligação de uma mulher que seria irmã do companheiro da vítima, no caso, José Carlos Cardoso.

Segundo narrado à PM, a mensagem na ligação era para que fossem até a residência da vítima porque iriam encontrá-la esfaqueada e, possivelmente, morta. Na época do crime, a reportagem da TV Gazeta esteve no bairro Santa Cecília, onde vizinhos relataram ouvir brigas do casal, inclusive na madrugada do dia 26 de maio. José Carlos fugiu do local e não foi encontrado após o crime.

Segundo o advogado, o cliente alega que matou a doméstica para se defender de agressões sofridas. "No dia do crime, os dois brigaram, tendo Jaciara pegado a faca que depois seria usada no crime", disse na época. Ainda conforme a defesa, durante a discussão, a vítima teria atingido a boca de José Carlos, momento em que ele a teria golpeado duas vezes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais