> >
Suspeito de participar da morte de irmãos em Linhares foge de presídio

Suspeito de participar da morte de irmãos em Linhares foge de presídio

João Victor estava preso no regime semiaberto, mas não retornou à cadeia após dia de trabalho externo; outros dois jovens apontados como executores também seguem foragidos

Publicado em 2 de dezembro de 2024 às 12:36

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Estevão e João Francisco (nas fotos em preto e branco) irmãos assassinados com tiros na cabeça em Linhares, e no centro, o suspeito João Victor dos Santos Lírio, de 23 anos, que está foragido
Nas fotos em preto e branco, os irmãos Estevão e João Francisco, que foram assassinados. Ao centro, em imagem colorida, João Victor que não voltou para presídio. (Montagem A Gazeta)

João Victor dos Santos Lírio, de 23 anos, suspeito de envolvimento no duplo homicídio dos irmãos Estevão Azevedo Costa, de 14 anos, e João Francisco de Azevedo Costa, de 15, está foragido do sistema prisional. Os adolescentes foram encontrados mortos com tiros na cabeça em 8 de agosto deste ano, no bairro Santa Cruz, em Linhares, Norte do Espírito Santo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), João Victor estava detido na Penitenciária Regional de Linhares (PRL), cumprindo regime semiaberto, mas não retornou à unidade após trabalho externo em 21 de novembro, sendo considerado foragido desde então — embora a informação tenha sido somente divulgada à imprensa nesta segunda-feira (2). "Casos de evasão são comunicados ao Poder Judiciário e às forças policiais para intensificar a busca, contando também com o apoio da Inteligência Prisional e da Polícia Penal na recaptura", explicou a secretaria.

Segundo a Polícia Civil, a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Linhares aponta que João Victor "atuou de forma secundária no crime, não participando efetivamente da execução das vítimas", mas não detalhou de que forma houve essa participação e informou que "o inquérito policial está em fase de conclusão e deve ser encaminhado ao Poder Judiciário até o fim da semana".

A investigação aponta que há três executores dos irmãos, mas apenas um foi preso. John Riquel Santos Correa, de 24 anos, conhecido como "MT", e Natan dos Santos Silva, de 26 anos, apelidado de "Patati", são considerados foragidos. Cosme Ramos de Jesus, de 27 anos, vulgo "Coe", foi preso na Bahia.

Da esquerda para a direita: John Riquel, Natan e Cosme; trio é procurado pela morte de irmãos em Linhares
Da esquerda para a direita: John Riquel (foragido), Natan (foragido) e Cosme, de camisa azul, que foi preso na Bahia. (Divulgação/Polícia Civil)

A reportagem tenta localizar as defesas dos citados pela Polícia Civil. O espaço segue aberto para manifestação. 

Resumo do crime

Os irmãos Estevão, de 14 anos, e João Francisco , de 15, estavam desaparecidos e foram encontrados mortos no dia 8 de agosto no residencial Jocafe, no bairro Santa Cruz, em Linhares. A Polícia Civil apontou que eles foram vítimas de uma armadilha e assassinados com diversos tiros.

► Veja mais informações sobre os assassinatos

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais