Neste domingo (30), os brasileiros voltam às urnas para eleger presidente da República e, em 12 estados do Brasil, incluindo o Espírito Santo, os cidadãos também têm a missão de eleger um governador. E, às vésperas do segundo turno, muitos eleitores ainda buscam informações básicas sobre as Eleições 2022.
Dúvidas como consultar o local de votação, os nomes dos candidatos e como justificar o voto, estão entre os temas mais buscados do Google. Pensando nisso, A Gazeta preparou um guia respondendo as principais dúvidas pesquisadas nas últimas horas para ajudar o eleitor.
Mesmo há poucas horas das Eleições 2022, muitos ainda buscam pelos nomes dos candidatos que estão na disputa. Para ajudar a definir seu voto na reta final, veja a lista dos candidatos:
Há quem ainda tenha dúvida se foi convocado para trabalhar como mesário no segundo turno, se podem recusar e quais são os benefícios em exercer esse papel tão importante no dia das eleições. Tire suas dúvidas:
Assim como foi no primeiro turno, o horário de votação será de 8h às 17h.
Alguns eleitores podem estar fora de seu local de votação ou, por algum motivo, não conseguir comparecer ao pleito. Então, confira como você pode justificar o seu voto no segundo turno:
Entenda o que acontece com os eleitores que não comparEcem para votar e não justificam:
Buscas referentes ao título de eleitor também estão em alta nesta reta final. Saiba mais sobre o documento e o que é preciso levar para votar:
Veja até quando você pode baixar o aplicativo:
Sim. O local de votação é o mesmo do primeiro turno. Veja como consultar o seu local de votação:
O pedido para solicitar o voto em trânsito para primiro e segundo turno deveria ser feito entre 18 de julho e 18 de agosto deste ano, prazo estipulado pela Justiça Eleitoral. Veja os locais para votar em trânsito no ES:
Sim, se você tiver solicitado o voto em trânsito, poderá votar para presidente mesmo que esteja em outro Estado.
Não há uma quantidade máxima de justificativa eleitoral. O eleitor pode se justificar em quantos pleitos forem necessários. Porém, deve ficar atento: caso não pagar multa ou não se justificar em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.
Sim, caso você não compareceu ao primeiro turno e não justificou a sua ausência, ainda poderá votar no segundo turno.
Sim, o eleitor que não teve a biometria coletada poderá votar normalmente caso esteja com a situação regular na Justiça Eleitroal. Ele deve apenas levar um documento oficial com foto.
Os eleitores, principalmente os novos, costumam ter dúvidas sobre esse assunto. Confira o que é permitido e o que não é no dia da eleição:
Muitos eleitores usam dessas opções como forma de protesto e para manifestar sua indignação com os candidatos. Entenda o que acontece se você votar branco ou nulo:
Mesmo com poucos cargos na disputa, algumas pessoas tem dúvidas em relação a ordem de votação no segundo turno. Por isso, confira a ordem para não ficar perdido na hora de votar:
Os pedidos para votar em seção especial deveriam ser feitos até o dia 18 de agosto. Contudo, as pessoas com algum tipo de deficiência podem avisar ao mesário suas limitações para que medidas sejam tomadas. É permitido que uma pessoa de confiança entre na cabine de votação, com a permissão do mesário presidente, mas a pessoa não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral e nem de algum partido político.
Sim. A venda de bebidas alcoólicas está liberada no Espírito Santo.
Muitos eleitores gostam de manifestar apoio ao seu candidato nas redes sociais, mas é preciso ter cuidado com o que se posta para não cometer crime. Veja o que você pode postar nas redes em dia de votação:
No passado, não era necessário voltar às urnas, uma vez que a eleição era resolvida apenas com um único turno. Entenda o porque existe o segundo turno:
Ônibus terão passe livre no domingo dia (30), eleitores poderão utilizar o sistema Transcol sem nenhum custo para se locomoverem até sua seção, veja como funcionará o serviço:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta