Para evitar que se repitam as filas e outras reclamações registradas no primeiro turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai reforçar o treinamento de mesários em todo o país para o segundo turno, que ocorre no próximo dia 30.
No Espírito Santo, inclusive, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama, disse, após o pleito do último dia 2, que iria buscar alternativas para acertar o processo da biometria e para reduzir a espera dos eleitores nas seções.
Em relação a isso, o treinamento do TSE reforçará que, em casos de problema na leitura da impressão digital, o mesário limite o número de tentativas. A orientação da Corte é usar a identificação manual, com a assinatura no caderno de eleitores, para agilizar o registro do voto.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DAS ELEIÇÕES 2022 NO WHATSAPP
Também ocorreram casos, pelo país, de pessoas que assinaram no campo errado do caderno de votação ou mesários que digitaram o título de eleitor da pessoa errada, causando desinformação com a falsa alegação de fraude que circularam pelas redes sociais.
A capacitação para os mesários ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para capacitar as pessoas que atuam nestas eleições.
O material está dividido em módulos e vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também está disponível um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2022.
Segundo o TSE. no aplicativo, ainda podem ser encontradas orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para a prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.
Segundo a secretária de Gestão de Pessoas do Tribunal (SGP/TSE), Thayanne Fonseca, que coordenou o Grupo de Trabalho responsável por elaborar as instruções aos mesários, a ideia é oferecer uma revisão para os que fizeram o treinamento para o primeiro turno e uma nova oportunidade para aqueles que ainda não realizaram a capacitação.
Atuaram no primeiro turno 1.852.959 mesários, com um índice de ausência de apenas 1,1%, o menor de todas as eleições. No Espírito Santo, cerca de 35 mil trabalhadores foram convocados pela Justiça Eleitoral.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta