Afirmando já estarem liberados da quarentena, após terem sido infectados pela Covid-19 na última semana de outubro, os candidatos a prefeito de Vitória, Fabrício Gandini (Cidadania), e a prefeito de Cariacica, Subtenente Assis (PTB), voltaram a fazer campanha nas ruas neste sábado (7) e domingo (8), último final de semana completo antes do 1º turno das eleições, marcado para o próximo domingo (15).
Gandini comunicou que testou positivo para o novo coronavírus no dia 29 de outubro. Nesse mesmo dia, Subtenente Assis declarou nas redes sociais que começou a sentir sintomas da doença, e iniciou o isolamento. Ele também fez o teste, e teve a Covid-19 confirmada.
Neste sábado (7), portanto, completaram-se nove dias desde o início dos sintomas do candidato militar. Já quanto à Gandini, que voltou às ruas neste domingo (8), passaram-se dez dias entre o diagnóstico positivo, e o retorno. Ele declarou ter tido autorização médica para retornar as agendas.
O candidato da Capital também exibiu o atestado médico que o liberou para sair da quarentena e se dedicar aos "seus afazeres laborais".
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é de isolamento por dez dias para casos assintomáticos, e doentes leves devem ficar isolados por ao menos dez dias, mais três dias depois que os sintomas desaparecerem. O protocolo foi estabelecido em junho. Até então os prazos recomendados variavam de 7 a 14 dias.
De acordo com a líder técnica da organização, Maria van Kerkhove, as pesquisas apontam que indivíduos que tiveram infecções moderadas podem ter o isolamento do vírus a partir de oito a nove dias. E a partir de 10 dias já não é mais possível isolar o vírus. No entanto, ainda não há 100% de certeza que o vírus desaparecerá após 10 dias.
"As pessoas que têm a doença severa e que precisam ser hospitalizadas podem ter o PCR positivo por várias semanas, não temos um limite superior disso", destacou, comentando um caso em que cientistas conseguiram encontrar o vírus em até mais de três semanas depois do início dos sintomas.
Tanto Gandini quanto Assis realizaram as atividades utilizando máscaras, mas mantiveram proximidade de outras pessoas. O candidato de Cariacica realizou caminhada na Avenida Expedito Garcia, no bairro Campo Grande, no sábado, na qual cumprimentou moradores e os abraçou para fotos. Neste domingo, ele organizou uma carreata, durante a tarde.
Procurado, o candidato respondeu, por meio da assessoria, que "teve alta médica e está recuperado da Covid-19".
Já Gandini percorreu o bairro Jardim Camburi em um minitrio elétrico junto ao lado de apoiadores pela manhã e, à tarde, liderou uma carreata saindo do Tancredão. À noite, compareceu ao culto da Igreja Batista de Jardim Camburi.
"Cumpri a quarentena de isolamento, tomando os medicamentos e seguindo todos os protocolos médicos. Graças a Deus estou bem e agora liberado", disse Gandini. Segundo os coordenadores da campanha, o candidato vai focar ações de rua nesta reta final.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta