O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 61 cidades do Espírito Santo no segundo turno, cinco a mais que no primeiro. Bolsonaro conseguiu angariar 122 mil votos a mais entre as duas etapas, quatro vezes mais que Lula, cuja votação aumentou em 29 mil votos do início de outubro para o final.
Contudo, o candidato petista venceu a disputa pela Presidência da República na noite deste domingo (30) com 50,9% dos votos válidos.
O bolsonarismo, que predomina no Espírito Santo desde 2018, avançou entre os dois turnos, mas ainda assim não voltou ao nível de quatro anos atrás, quando o atual presidente foi eleito. Naquele ano, ele conseguiu maioria dos votos em 64 cidades. Quatro anos depois, no segundo turno, obteve vitória em 61.
Neste ano, cinco municípios se "bolsonarizaram" entre os dois turnos da eleição. São eles: Apiacá, Fundão, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte e Sooretama. Em todos eles, a vitória de Lula na primeira fase tinha sido apertada.
Em Fundão, na Região Metropolitana da Grande Vitória, no primeiro turno Lula obteve 47,46% dos votos e Bolsonaro ficou com 46,36%, menos de um ponto percentual de diferença. Já no segundo turno, Bolsonaro venceu com 51,49% dos votos contra 48,51% de Lula.
Em Apiacá, cidade do extremo Sul do Estado, pouco mais de 200 votos para o atual presidente foram o suficiente para que houvesse a virada. Por lá, Lula também tinha ganhado no primeiro turno.
Governador Lindenberg, no Norte do Estado, foi onde Bolsonaro mais virou votos proporcionalmente. A votação para o atual presidente por lá teve aumento de 17% entre um turno e outro (495 votos a mais). Em São Domingos do Norte, cidade vizinha, 300 votos já foram suficientes para a virada.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta