> >
Câmara de Vila Velha tem 12 reeleitos, retorno de 4 ex-vereadores e 5 novos nomes

Câmara de Vila Velha tem 12 reeleitos, retorno de 4 ex-vereadores e 5 novos nomes

A cidade aumentará o número de cadeiras de 17 para 21 a partir de 2025. Confira o que muda no Legislativo da cidade

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 22:20

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Doze vereadores de Vila Velha foram reeleitos
Doze vereadores de Vila Velha foram reeleitos. (Reprodução/Arte A Gazeta)

Doze dos 17 vereadores de Vila Velha foram reeleitos neste domingo (6) e cumprirão um novo mandato de quatro anos a partir de 2025. Outros dois eleitos em 2020, mas cassados, retornarão à Câmara Municipal. Foram eleitos ainda outros sete vereadores, já que a partir do ano que vem haverá um aumento de quatro cadeiras, passando a 21.

Os reeleitos foram Rogério Cardoso (Podemos), Léo Pindoba (Podemos), Renzo Mendes (PP), Joel Rangel (Podemos), Patrícia Crizanto (PSB), Osvaldo Maturano (PRD), Jonimar (PP), Flavio Pires (Agir), Pastor Fabiano (PL), Devanir Ferreira (Republicanos), Welber da Segurança (União Brasil) e Anadelso Pereira (Podemos).

Também voltaram a ser eleitos Devacir Rabello (antes no DC, hoje no PL) e Joel Rangel (antes no PTB, hoje no Podemos), que não estavam no cargo porque foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro de 2024. A decisão foi tomada pelo TSE porque seus partidos burlaram as regras para a cota de gênero em 2020.

Fábio Barcellos (PP) e Heliosandro Mattos (PP), que assumiram após as cassações, não conquistaram novos mandatos nestas eleições.

Entre os eleitos que não estavam na Câmara canela-verde está o mais votado da cidade, Doutor Hércules (PP), que recebeu 7.275 votos. Embora não estivesse cumprindo mandato eletivo, já foi deputado estadual, vereador em Cachoeiro de Itapemirim e cinco vezes vereador em Vila Velha.

Outro nome experiente que retornará à casa é Ivan Carlini (Podemos), que já foi vereador em Vila Velha por sete mandatos, totalizando 28 anos, mas não foi reeleito em 2020. Em 2022, tentou uma vaga de deputado estadual, também sem sucesso.

Também foram eleitos e vão renovar a composição da Casa os candidatos Thiagão Henker (Podemos), Patrick da Guarda (PL), Alex Recepute (PRD), Ademir Pontini (MDB), Carol Caldeira (DC) e Rafael Primo (PT).

O atual presidente da Câmara, Bruno Lorenzutti (MDB), não disputou a reeleição. Ele chegou a ser cotado para compor como vice a chapa do prefeito reeleito Arnaldinho Borgo (Podemos), mas foi preterido em favor do ex-presidente da Cesan Cael Linhalis (PSB), indicado pelo governador Renato Casagrande (PSB).

Também não foram reeleitos Fabio do Vale (PP), João Batista Tita (União Brasil), Romulo Lacerda (Republicanos), e D'Orleans Sagais (PV).

Câmara de Vila Velha tem 12 reeleitos, retorno de 4 ex-vereadores e 5 novos nomes

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais