Na disputa pelo comando dos sete municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória - Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari, além da própria Capital - três candidatos apoiados pelo governador Renato Casagrande (PSB) saíram vitoriosos das Eleições 2024 e, como todos disputavam o segundo mandato consecutivo, se reelegeram prefeitos.
Os vencedores apoiados pelo chefe do Executivo estadual foram Arnaldinho Borgo (Podemos), mandatário reeleito na cidade canela-verde; Euclério Sampaio (MDB), que vai comandar Cariacica por mais quatro anos; e Wanderson Bueno (Podemos), que assume o segundo mandato em Viana.
Já na Serra, maior colégio eleitoral do Espírito Santo, Weverson Meireles (PDT), que conta com a força do PSB, ainda tem a chance de ter sucesso e ser o quarto candidato apoiado por Casagrande na Grande Vitória a se eleger. No dia 27 deste mês, o pedetista disputa o segundo turno com o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) pela Prefeitura do município. O sucessor do atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT) recebeu 39,66% dos votos, e Muribeca, 25,20%.
Os concorrentes derrotados que também contavam com o apoio de Casagrande são Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), ex-prefeito que tentou retomar o comando de Vitória; o deputado estadual Zé Preto (PP), que disputou o cargo em Guarapari; e o ex-prefeito interino de Fundão, Anderson Pedroni (PSD).
Na Capital, o ganhador foi Lorenzo Pazolini (Republicanos), que se reelegeu no primeiro turno com 56,22% dos votos. Na Cidade Saúde, Rodrigo Borges (Republicanos) recebeu 41,24% dos votos e saiu vitorioso. Já em Fundão, Eleazar Lopes (Podemos), também ex-prefeito interino do município, foi eleito com 53,31% dos votos.
O prefeito Arnaldinho foi reeleito no primeiro turno em Vila Velha com 79,04% dos votos. A coligação que endossou a candidatura do mandatário era composta por 13 partidos, sendo eles, além do PSB e da legenda do prefeito: PP, Republicanos, PDT, MDB, PRD, DC, Novo, PMB, Agir, União Brasil e PSD.
O apoio casagrandista esteve presente, inclusive, na chapa do prefeito. Das opções de nomes disponíveis para assumir a vaga de vice na chapa, o escolhido foi Cael Linhalis (PSB), que agora assume o cargo e garante a proximidade com o governador.
Euclério Sampaio foi reeleito também em primeiro turno em Cariacica com 88,41% dos votos. O mandatário contou com a força de 14 legendas, a maior aliança firmada na Grande Vitória. Estiveram ao lado do prefeito, além do próprio MDB e PSB, o Republicanos, PP, PDT, Podemos, DC, PMB, PSDB, Cidadania, PSD, União Brasil, Agir e PRD.
Mais uma vez, o partido socialista conseguiu garantir a vaga de vice e ocupar mais uma cadeira com a ex-secretária de Governo e Recursos Humanos Shymenne de Castro.
Com 92,49% dos votos, o prefeito Wanderson Bueno foi escolhido pelos eleitores de Viana para continuar no comando da cidade. Ele contou, durante a campanha, com o apoio da coligação “Viana pronta pro futuro”, composta por sua legenda - o Podemos -, MDB, o partido do vice eleito Fabio Dias, Republicanos, PP, PRD, PSD, PDT e o PSB.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta