O cadastramento biométrico obrigatório dos eleitores de Cariacica e Serra só vai ser realizado em 2021. No final do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) chegou a anunciar que os dois municípios iriam iniciar o processo em 2019, porém, por falta de espaço adequado para realizar o cadastro de todos os eleitores outras três cidades foram escolhidas.
Cariacica e Serra são os únicos municípios da Grande Vitória que ainda não tem eleição com biometria. De acordo com o assessor de Planejamento Estratégico do TRE-ES, Lander Fontes de Paula, os cartórios de Serra e Cariacica não conseguem atender a demanda em caso de biometria obrigatória. Além disso, por causa do orçamento do órgão, não foi possível encontrar um local para locação.
Tentamos fazer a biometria na Serra mas ficou inviável pela falta de imóveis adequados para receber o eleitorado. Os cartórios de lá não comportam o eleitorado. Em Cariacica, inclusive, a oferta de imóveis é bem menor, por isso, foi descartado bem antes da Serra, contou.
ELEIÇÕES SEM MUDANÇAS
Ainda de acordo com Lander, em 2020 não haverá cadastramento biométrico por ser ano eleitoral, por isso, Cariacica e Serra só farão o cadastramento biométrico dos eleitores daqui a dois anos.
Ano que vem tem eleição e o cadastro do eleitor fecha em maio. Isso torna inviável realizar um cadastramento tão grande. Provavelmente, eles entrarão para o ciclo 2021, um no primeiro semestre e outro município no segundo semestre, disse.
CADASTRO PODE SER FEITO
Apesar de não haver ainda a convocação dos eleitores de Serra e Cariacica, já é possível fazer o cadastramento biométrico no cartório eleitoral, porém, nas próximas eleições, os eleitores destes dois municípios não votam com a identificação biométrica. Ainda será necessário apresentar um documento de identificação com foto.
O Espírito Santo tem, atualmente, 1.301.797 eleitores com cadastro biométrico. Isso representa 47,49%. Trinta e oito municípios já realizam as eleições com biometria. Não há previsão de quando todo o Estado terá 100% eleitores cadastrados com biometria. O objetivo do cadastramento é tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora do voto, ao impedir qualquer possibilidade de fraude. Mesmo quem não é obrigado a votar - pessoas com mais de 70 anos de idade, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos - deve fazer o cadastramento caso deseje votar nas próximas eleições.
O eleitor que não se apresentar terá o título cancelado. Além disso, não votar nem justificar ausência pode resultar em uma série de restrições, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, renovar passaporte e tomar posse em cargo público.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta