> >
Célia é confirmada candidata e partidos abandonam convenção em Cariacica

Célia é confirmada candidata e partidos abandonam convenção em Cariacica

Presidentes dos diretórios municipais do PV e PCdoB, com quem o PT forma uma federação, só assinaram a ata de oficialização da chapa e abandonaram a convenção

Publicado em 4 de agosto de 2024 às 13:11

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Célia Tavares (PT) e o vice Hudson Vassoler (Psol), em convenção realizada neste domingo (4)
Célia Tavares (PT) e o vice Hudson Vassoler (Psol), em convenção realizada neste domingo (4). (Fernando Madeira)

A Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PV e PCdoB, oficializou o nome da professora petista Célia Tavares e do vice Hudson Vassoler (Psol) na disputa pela Prefeitura de Cariacica, em convenção realizada na manhã deste domingo (4). O evento de oficialização da candidatura não pôs fim, no entanto, ao clima de racha existente entre os partidos federados.

Os presidentes municipais do PV e PCdoB, César Lucas e Nelson Baby, respectivamente, passaram rapidamente pela convenção, assinaram a ata oficial, chancelando o nome de Célia, do vice e dos vereadores que vão compor a chapa, mas não se sentaram à mesa, nem fizeram uso da palavra, saindo da Câmara de Vereadores, onde ocorreu o evento, muito antes da sessão terminar. 

Como A Gazeta tem mostrado desde o período da pré-candidatura, Célia enfrentava uma disputa interna na federação, isso porque, além da professora, o PV havia lançado o ex-vereador Heliomar Costa Novais como pré-candidato a prefeito. Em meados de julho, um grupo de 14 pré-candidatos a vereadores, incluindo César Lucas e Nelson Baby, lançou um manifesto em apoio ao ex-parlamentar.

Dias depois, o presidente do comitê estadual do PCdoB, o médico Neio Lúcio Fraga Pereira, também reforçou o grupo dos que desembarcaram da candidatura petista para apoiar a reeleição do prefeito Euclério Sampaio (MDB). Essas resistências locais fizeram com que o impasse tivesse de ser discutido no âmbito da Comissão Executiva Nacional da Federação Brasil da Esperança, que confirmou o nome de Célia para representar os partidos federados na disputa.

O evento ocorrido neste domingo (4) contou com a participação do ex-prefeito de Cariacica e deputado federal Helder Salomão (PT), da deputada estadual Iriny Lopes (PT) e da vereadora Karla Coser (PT), além de membros da Executiva municipal da Federação Psol/Rede, que endossam o coro de apoio à Célia.

Em seu discurso de quase 20 minutos, Célia relembrou sua trajetória até chegar à Secretaria Municipal de Educação, na gestão Helder Salomão, e criticou, principalmente, como a área foi tratada pela gestão atual nos últimos anos. "Nove escolas já foram fechadas, e a intenção desse governo é fechar mais. Nós não vamos permitir que isso aconteça", declarou. 

"Nós cuidamos da educação com o cuidado que se deve ter, com respeito ao recurso público, com muita transparência. Eu sou candidata porque Cariacica merece voltar a ter voz. O nosso povo não aguenta a mordaça que foi instituída nesse governo, é preciso diálogo, transparência", prosseguiu Célia.

Além de Célia, disputam a Prefeitura de Cariacica o pastor Ivan Bastos (PL) e o prefeito Euclério Sampaio (MDB), que já tiveram seus nomes confirmados em convenções. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais