No próximo domingo (30), eleitores de todo Brasil vão voltar às urnas para o segundo turno da disputa pela Presidência da República, entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em meio a uma disputa acirrada, um fator que pode influenciar diretamente a escolha voto são os planos de governo dos presidenciáveis. Para auxiliar os eleitores, A Gazeta traz um comparativo entre as propostas dos candidatos que seguem no segundo turno, tanto para a Presidência quanto para o governo do Espírito Santo, disputado entre Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL).
A ferramenta aponta quais são as medidas os candidatos apresentam para as áreas de saúde e assistência social, educação e cultura, emprego, transporte, obras e infraestrutura, segurança, meio ambiente e habitação. As informações foram levantadas a partir do programa de governo de cada candidato, registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para conferir as propostas, basta clicar no cargo em disputa e selecionar a área de interesse. Veja abaixo:
Em seus projetos, ambos os candidatos à Presidência apresentam prioridades comuns nas áreas de saúde, assistência social e meio ambiente. Já no que diz respeito às diferenças, Lula dá peso à segurança e à saúde.
Os planos envolvem políticas de investimento na segurança da mulher e fortalecimento do direito de idosos com envelhecimento ativo, por exemplo. Por outro lado, Bolsonaro concentra a maioria de seus planos nas pautas relacionadas à geração de emprego, com políticas de fomento do mercado de trabalho, como empregabilidade de jovens e mulheres.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta