Os eleitores de Cariacica escolheram, neste domingo (6), 19 vereadores para ocupar uma vaga na Câmara Municipal no período de 2025 a 2028. A votação dada a candidatos, partidos e federações também resultou em uma relação de 148 suplentes que, embora não tenham alcançado os votos necessários para já garantir uma cadeira do Legislativo, poderão ser convocados para substituição em caso de renúncia, morte ou outro motivo previsto na legislação.
Os suplentes também podem ser chamados, por exemplo, quando os vereadores titulares se afastam para exercer cargos, como o de secretário, ou se são eleitos em outros pleitos, como deputado, abrindo a vaga para o sucessor.
Uma outra situação em que os vereadores suplentes podem ser convocados para integrar a legislatura é quando os titulares têm o mandato cassado pela Justiça Eleitoral pela prática de crimes eleitorais — realizados por vereadores ou seus partidos ou federações — como aconteceu em maio deste ano, quando 5 edis da própria Câmara de Cariacica tiveram seus mandatos cassados por fraude na cota de gênero realizada por seus respectivos partidos. Na ocasião, cinco suplentes foram chamados.
A lista não é exclusiva para cada vereador, mas sim composta por todos os candidatos do mesmo partido ou federação que não foram eleitos, classificados pela quantidade de votos. Quanto mais votos o candidato tiver, maior será a chance de ser chamado.
Na próxima legislatura, haverá uma renovação de quase 50% da bancada. Dos 19 vereadores, 18 tentaram a reeleição, mas apenas nove vão se manter no cargo. Confira os parlamentares eleitos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta