Cinco cargos estão em disputa nas Eleições 2022: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República.
Na urna, eles serão apresentados exatamente nessa ordem para que o eleitor possa escolher. Para isso, é preciso digitar o número do candidato, conferir o nome e a fotografia que aparecem na urna e, se for aquela pessoa mesmo, apertar “CONFIRMA”.
Caso tenha digitado errado, é só apertar a tecla “CORRIGE” e digitar novamente o número do candidato.
Além de ter que pesquisar para escolher candidatos para cinco cargos diferentes, o eleitor também tem que saber os números de todos eles, o que não é sempre simples. Por isso é importante levar uma “colinha”, um papel com os números dos candidatos em quem pretende votar.
Só pode haver segundo turno para os cargos de governador e presidente. Nesse caso, os eleitores voltam às urnas em 30 de outubro.
Neste ano, a Justiça Eleitoral proibiu o uso de aparelho celular na cabine de votação. O eleitor também não pode usar máquina fotográfica, de filmagem ou de qualquer outro tipo de aparelho que viole o sigilo do voto.
Esses equipamentos devem ser deixados com o mesário antes de votar.
Quem já teve a biometria coletada pela Justiça Eleitoral poderá utilizar as digitais como forma de identificação no dia da eleição. Quem ainda não fez o cadastro biométrico não precisa se preocupar: contanto que esteja em situação regular junto à justiça eleitoral está garantido o direito ao voto.
Para votar, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos:
Quem receber ou se deparar com algum conteúdo que considerar duvidoso na internet sobre as eleições no Espírito Santo poderá encaminhá-lo para as redes sociais ou para o WhatsApp de A Gazeta como sugestão de verificação ao longo de toda a eleição. O número é: (27) 99530-3577 (Basta adicionar como contato no seu celular e chamar no WhatsApp). Ou então acesse aqui para enviar sua sugestão de checagem com apenas um clique.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta