Os eleitores do município de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, vão às urnas mais uma vez para escolher os novos prefeito e vice-prefeito da cidade. A votação será realizada neste domingo (5), entre 7h e 17h.
Segundo as informações do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), 35.456 eleitores participarão da eleição suplementar, número que equivale ao total de eleitores do mês de março deste ano. Podem votar quem tem inscrição regular no município, até o dia 5 de janeiro de 2022, conforme diz o art. 91 Lei nº 9504/97.
Para votar, é necessário ter um documento oficial com foto e o título de eleitor, ou apresentar os dados da inscrição eleitoral por meio do aplicativo e-Título. O TRE-ES ressalta que, “como não haverá coleta biométrica é importante que o eleitor leve documento com foto para identificação”.
Três candidatos vão disputar a Prefeitura de Itapemirim na eleição suplementar. Entre os nomes na disputa está o de Nilton Santos, conhecido como Niltinho, que era vice-prefeito na gestão de Thiago Peçanha. Ambos tiveram o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, mas Nilton não ficou inelegível e, com isso, pode disputar, ao contrário de Peçanha.
Confira os três que estão na disputa:
A nova eleição foi motivada pela cassação da chapa composta por Thiago Peçanha e Nilton Santos após serem condenados por abuso de poder político pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 31 de março. Não cabe recurso à decisão judicial.
Prefeito e vice foram cassados devido a nomeações de servidores feitas durante o ano eleitoral de 2020 e consideradas irregulares pela Justiça. Naquele ano, o número de comissionados cresceu 60% na prefeitura e, entre os estagiários, o aumento foi ainda mais expressivo: 510%. Além de perder o cargo, Thiago se tornou inelegível por oito anos.
Diante disso, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) aprovou, no dia 11 de março, o calendário eleitoral para a realização das eleições suplementares em Itapemirim, programada para o dia 5 de junho.
O TRE-ES informa que trabalha para que a eleição aconteça de forma organizada e segura. “Os protocolos sanitários definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com médicos e especialistas, serão seguidos no dia da votação”, explica.
Além disso, o Tribunal comunica que, a equipe do cartório da 22ª Zona Eleitoral, com o apoio de unidades do TRE-ES, “conduz de forma responsável o pleito, primando pela lisura e transparência do processo eleitoral e desenvolvendo estratégias para o enfrentamento de informações falsas”.
Ao todo, segundo o TRE-ES, serão 115 seções eleitorais, distribuídas nos 37 locais de votação em Itapemirim, com 15 urnas de reserva. E mais de 681 pessoas – incluindo mesários, auxiliares de eleição, administradores de prédio, terceirizados, servidores da Zona, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-ES – vão contribuir com o processo eleitoral. Haverá também o apoio da Polícia Federal, Militar e Civil.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta