As eleições para presidente e para o Governo do Estado serão decididas no segundo turno, que vai acontecer no dia 30 deste mês. Neste domingo (2), após uma disputa acirrada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 48,40% dos votos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, obteve 43,2%. Ao mesmo tempo, o atual governador Renato Casagrande (PSB) e o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) também partirão para mais um dia de pleito. É a primeira vez em 28 anos que a disputa para o cargo não é decidida no primeiro turno.
Às 20h40, o Estado alcançou 100% de todas as 9.239 seções apuradas. Com 976.652 votos em Casagrande e 800.598 de Manato. Ao todo, foram 2.080.648 de votos válidos. A nova etapa tem um tom de ineditismo, visto que a última eleição em território capixaba que foi para o segundo turno ocorreu em 1994. Na ocasião, Vitor Buaiz (PT) foi para a disputa com o deputado Cabo Camata (PSD).
Para presidência, Lula e Bolsonaro também seguem para uma nova fase da corrida eleitoral. Desde o início, ambos protagonizaram a disputa e o topo das intenções de voto. As principais pesquisas do país indicavam o ex-presidente como favorito para a eleição, com expectativas de que ele alcançasse o cargo novamente ainda no primeiro turno. O petista, no entanto, demonstrou números menores do que o esperado, com cerca de 48% dos votos, enquanto o atual presidente obteve um valor próximo aos 43%.
A eleição também abrangeu a escolha de um novo senador, além de deputados federais e estaduais. Depois de quatro anos fora do Senado, Magno Malta (PL) alcançou o seu terceiro mandato. O êxito na nova eleição, após derrota em 2018, foi conquistado através dos seus 821.189 votos, o que representou 41,95% dos votos válidos para o cargo. Neste ano, Malta ficou à frente de Rose de Freitas (MDB), que acumulou 714.104 votos, o equivalente a 38,17%.
Os eleitores do Espírito Santo também elegeram os 10 representantes que ocuparão a Câmara Federal pelos próximos 4 anos. Dentre eles, o mais votado foi Helder Salomão (PT), que teve 120.1337 votos. Confira a relação abaixo:
As cadeiras da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) também terão seus novos ocupantes. Dos 534 candidatos, 30 novos deputados foram selecionados pelos eleitores. Dentre eles, o ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli teve o maior número dos votos. Todos tomarão posse no início da 20ª legislatura, no dia 01/02/2023.
Conforme apurado pela reportagem de A Gazeta, um fator que acompanhou as eleições no primeiro turno foi a lentidão nos colégios eleitorais do Estado. De acordo com o desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) José Paulo Calmon Nogueira da Gama, a lotação nas seções ocorreu devido à grande presença de jovens de 16 e 17 anos e idosos.
Nogueira da Gama acredita que a inexperiência de alguns votantes e falhas sistêmicas nas urnas eletrônicas contribuíram para a formação de filas. Mas, afirmou que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será notificado para evitar a repetição dos problemas no segundo turno. "Com certeza, o ministro Alexandre de Moraes terá sensibilidade para que a gente corrija esse pequeno problema", comenta o desembargador, que também citou a possibilidade de revisão do número de eleitores por seção.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta