> >
Euclério faz transplante na sexta (10) e vai trabalhar de casa após alta

Euclério faz transplante na sexta (10) e vai trabalhar de casa após alta

Prefeito de Cariacica não pretende ficar afastado mais que os 15 dias solicitados à Câmara Municipal após passar pela cirurgia

Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 10:43

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Prefeito Euclério Sampaio toma posse em seu segundo mandato em Cariacica
Euclério Sampaio no dia da posse para o segundo mandato em Cariacica. (Tiago Alencar)

Depois de ter passado por uma série de exames, o prefeito de CariacicaEuclério Sampaio (MDB), vai ser internado nesta quinta-feira (9) e já no dia seguinte será submetido a um transplante de rim. A previsão é que ele, que tomou posse para o segundo mandato no início do mês, fique afastado da gestão municipal por 15 dias, mas faz planos para, após a alta hospitalar, voltar a trabalhar de casa. 

Em conversa com a reportagem de A Gazeta, Euclério contou que, em função do trabalho, negligenciou um pouco a própria saúde, mas que chegou a um ponto em que os médicos disseram que os cuidados não poderiam ser mais adiados. O prefeito disse que o problema renal o acompanha há cerca de 10 anos e que teria sido desencadeado, entre outros fatores, pelo uso frequente de anti-inflamatório.

O emedebista confidenciou que, ainda na primeira eleição, em 2020, a saúde não estava nas melhores condições e precisou fazer uma séria restrição alimentar, em que se alimentava praticamente apenas de ovos. Além de o funcionamento dos rins não estar adequado e também de um problema no coração, a manifestação de uma anemia piorou o quadro. O ultimato dos médicos para o prefeito se deu na última eleição, em outubro de 2024, quando Euclério teve pneumonia e foi internado na véspera da votação. Ele ficou internado por uma semana. Mais recentemente, ele precisou iniciar sessões de diálise para ajudar na função renal até a realização do transplante. 

Numa família de nove irmãos, em que todos passaram por exames de compatibilidade, será o caçula do grupo, de 30 anos, o doador do rim para Euclério. Eles já fizeram todas as avaliações médicas e serão internados nesta quinta para fazer o transplante na sexta, conforme afirmou o prefeito. 

Para o tratamento de saúde, Euclério solicitou à Câmara Municipal 15 dias de licença, de 9 a 23 de janeiro. Questionado se o tempo será suficiente para se recuperar, considerando que o transplante não é um procedimento simples, o prefeito disse que deve ficar internado por 10 dias e precisará de repouso por outros 15 dias em casa. 

Contudo, após a alta hospitalar, Euclério pretende despachar da própria residência, embora ele reforce que tem uma boa equipe, que será liderada pela vice-prefeita Shymenne de Castro (PSB) durante seu afastamento. "Eu vou voltar novinho. Deus cuida da gente", ressaltou o prefeito, acrescentando que está tranquilo para a realização do procedimento, o segundo na sua trajetória de 60 anos. Quando tinha 24 anos, ele foi submetido a um transplante de medula devido à leucemia. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais