Ampliar o efetivo da Guarda Municipal, inclusive com patrulha rural, aumentar a oferta de escolas cívico-militares e construir novas unidades de saúde. Essas são as algumas das propostas apresentadas por Euclério Sampaio (MDB) nesta série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Cariacica, que começaram a ser publicadas na quarta (28) e seguem até sexta-feira (30), sempre à tarde. Pela manhã, ao longo desta semana, tem sido a vez dos candidatos a prefeito da Serra.
A rodada de conversas começou na semana passada, entre os dias 19 e 23 de agosto, quando foram divulgadas as entrevistas com os políticos que querem comandar Vitória e Vila Velha pelos próximos quatro anos. As entrevistas abriram o caminho para uma sequência de diálogos, sabatinas e debates de A Gazeta com os nomes que disputam o posto máximo do Executivo nos maiores colégios eleitorais do Espírito Santo.
Todos os candidatos a prefeito das quatro cidades registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram convidados a responder quais são os seus planos para seis áreas prioritárias da cidade. A ordem de publicação das entrevistas é alfabética, de acordo com o nome de urna registrado na Justiça Eleitoral.
As perguntas cobrem os temas de mobilidade urbana, saúde, segurança pública, educação, finanças e infraestrutura e foram enviadas por e-mail. Também foi pedido que os candidatos destacassem as cinco principais propostas de seus planos de governo. Pelas regras acordadas com os candidatos, não são aceitas respostas enviadas após o prazo limite estabelecido.
Em Cariacica, todos os três candidatos concederam entrevistas. A publicação começou na quarta-feira (28), com Célia Tavares (PT), continua nesta quinta (29), com Euclério Sampaio (MDB), e termina na sexta (30), com Ivan Bastos (PL).
Confira abaixo a entrevista com Euclério Sampaio (MDB):
Na nossa gestão, reformamos e construímos 130 praças – bem iluminadas e equipadas –, inauguramos o Parque da Biquinha, sem falar da Orla de Cariacica. O nosso plano para fazer Cariacica continuar avançando inclui a construção do parque de exposições da cidade, em parceria com o governo do Estado, a entrega do complexo esportivo Hugo Viola em Jardim América, a criação de uma escola de remo e canoa havaiana, a construção de um ginásio poliesportivo e fazer estudo de viabilidade de municipalização de um dos estádios de futebol da cidade, além de construir ou reformar praças e campos de futebol.
Cariacica conta com aproximadamente 25 km de ciclovia ao longo da rodovia Leste-Oeste, Avenida Mário Gurgel (faixa compartilhada com pedestres), Avenida Alice Coutinho e Avenida Delegado Federal Geraldo Guimarães (Orla de Cariacica). Recentemente, entregamos a pavimentação das ciclovias na Avenida do Congo, Avenida Bernardo Simmer e na Rua da Frincasa.
Impossível começar essa resposta sem lembrar de que foi na nossa gestão que a Guarda Municipal de Cariacica saiu do papel. Os índices de homicídio reduziram 34% entre 2020 e 2024. Vamos ampliar o efetivo da guarda, criar a gerência de inteligência, ampliar operações com cães, comprar mais equipamentos e câmeras de videomonitoramento. Levando em conta que mais de metade da cidade está na zona rural, vamos criar a patrulha rural. Não acredito em combater tráfico, roubos e furtos com papo. É preciso ação firme e projetos sociais, qualificação dos jovens bem como a inserção no mercado de trabalho.
Saúde é uma área delicada em toda grande cidade porque mexe com nosso bem mais importante: a vida. Por isso, é preciso avançar: vamos implantar uma unidade de saúde no bairro Nova Rosa da Penha. Vamos identificar os vazios assistenciais para a implantação de novas unidades básicas de saúde (UBS), ampliar o horário dos serviços, aumentar o acesso e a quantidade de exames preventivos às mulheres e ampliar a cobertura de medicamentos para 90%, bem como disponibilizar atendimentos de fisioterapia e continuar trabalhando com a bancada federal e o governo do Estado para inaugurar o Hospital Geral.
Encontramos a educação com poucos investimentos e nos mobilizamos para dar um choque de gestão. Deu certo: só em 2022 foram aplicados R$ 43 milhões em obras em escolas e aquisição de equipamentos. Temos 124 unidades de ensino, com 15 escolas em tempo integral e 3 cívico-militares. Assumo compromisso de ampliar o número de escolas cívico-militares, o atendimento de crianças de zero a três anos e a oferta de tempo integral. E colocar mais crianças na escola, com novas unidades em Cruzeiro do Sul, Nelson Ramos, Prolar, Bandeirantes, Morada de Santa Fé, Jardim Botânico, Vila Prudêncio e Maracanã.
Trabalhamos a melhoria do ambiente de negócios, simplificando e desburocratizando. Somos a primeira cidade do Espirito Santo e a 17ª do país na Lei da Liberdade Econômica. Em parceria com o governo Estado, já recebemos a área para implantação do polo empresarial de Cariacica. Somente na nossa gestão aportamos mais 31 mil novas empresas. Só atraindo novos negócios vamos aumentar a receita do município. Vamos realizar campanhas para sensibilizar a população sobre a importância da contribuição fiscal, incentivar o emplacamento de veículos no município, manter um programa de recuperação fiscal.
1 – Aumento no número de escolas cívico-militares e de tempo integral; 2 – Criação do polo empresarial; 3 – Combate à violência com políticas públicas de segurança e prevenção através dos programas sociais; plano de governo robusto voltado à juventude; 4 – Finalizar e construir mais passagens de nível na Av. Mário Gurgel, drenar e pavimentar ruas, criar o centro de convivência e o parque de exposição; 5 – Estruturação de equipes de saúde e fortalecimento da estratégia de saúde da família, implantar mais UBS, manter as unidades com equipamentos e insumos necessários e inaugurar o Hospital Geral.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta