> >
Federação realiza convenção em São Mateus, mas articulações continuam

Federação realiza convenção em São Mateus, mas articulações continuam

Clebinho Bazoni é aposta de PSDB/Cidadania para disputar a prefeitura; grupo de partidos aliados aguarda decisão da Justiça que pode tornar ex-prefeito elegível para as eleições municipais

Publicado em 4 de agosto de 2024 às 15:11

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Federação PSDB/Cidadania mantém a candidatura de Clebinho Mazoni a prefeito de São Mateus. (Reprodução)
Julia Camim
Jornalista / [email protected]

Nome escolhido para representar a Federação PSDB e Cidadania na disputa pela Prefeitura de São Mateus, Clebinho Bazoni foi confirmado na manhã deste domingo (4), durante convenção partidária. Apesar de ser oficialmente candidato, o empresário pode não aparecer nas urnas em outubro, visto que seu partido faz parte de um grupo aliado que apoia outra candidatura na corrida eleitoral e prioriza, de acordo com ele, "os interesses para o benefício coletivo no município".

O ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB), que quer retomar o comando da cidade, é o nome preferido da aliança composta, além da Federação, por União Brasil, PSB, PSD, DC, Rede e MDB. No entanto, ele está inelegível por improbidade administrativa, ocorrida em 2019.

No sábado (3), o MDB realizou convenção, mas não registrou, na Justiça Eleitoral, o nome de Boroto, que afirmou ser necessário aguardar o julgamento do processo. A decisão deve sair nesta segunda-feira (5).

De acordo com Bazoni, caso Boroto seja absolvido e possa concorrer, os partidos devem reorganizar as candidaturas para apoiá-lo e ainda negociar a vaga de vice. Do contrário, ele segue na briga pelo Executivo municipal e, então, pode ou definir o nome do seu candidato a vice-prefeito ou compor outra chapa.

“A Federação PSDB/Cidadania ainda crê na união e fortalecimento da frente partidária ‘Todos juntos por São Mateus’, que foi construída ao longo dos últimos meses pelas principais lideranças políticas de oposição da cidade”, afirmou o tucano.

Ainda segundo ele, o objetivo do grupo é criar um modelo de gestão compartilhada entre a classe política e a sociedade civil organizada do município.

A frente também tem outros dois nomes à disposição para disputar o cargo de prefeito: o do presidente da Câmara de São Mateus, Paulo Fundão (União Brasil), e o do radialista Ferreira Júnior (Rede).

Independentemente da escolha dos aliados, o candidato vai brigar pela prefeitura com outros cinco candidatos: o ex-secretário da Saúde, Henrique Follador (PDT), apoiado pelo atual prefeito de São Mateus, Daniel da Açaí (sem partido); o radialista Carlinhos Lyrio (Republicanos), segundo mais votado para o cargo em 2020; o empresário Marcus Azevedo Batista, o Marcus da Cozivip (Podemos); a professora Zenilza Pauli (PT), diretora da Cooperativa de São Mateus e docente da rede municipal; e o pastor Nilis Castberg, do PL.

Durante o evento, a Federação PSDB/Cidadania também chancelou os 12 candidatos que vão concorrer às vagas na Câmara Municipal.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais